Descubra 5 times de futebol brasileiros que têm Fan Tokens

times de futebol brasileiros

O universo das criptomoedas e dos NFTs têm crescido cada vez mais nos últimos anos. E as parcerias com o mundo dos esportes são as mais lucrativas do setor, inclusive no Brasil. Conheça 5 times de futebol brasileiros que têm Fan Tokens. 

O uso desses ativos digitais cresceu muito durante a pandemia do Covid-19. Com os estádios fechados e a crise econômica, os times apostaram no universo digital como forma de manter o engajamento dos fãs e ainda gerar receita para o clube. 

Atlético Mineiro

Os times europeus já usavam os Fan Tokens há um tempo, mas o Atlético Mineiro foi o primeiro time brasileiro a usar ativos digitais. O time criou o token em parceria com a plataforma Socios. O $Galo permite que o usuário faça parte de escolhas do clube, como layout de camisa ou a música que será tocada no treinamento. Além disso, ele pode ser negociado com outros usuários.

No ano passado, o time lançou 600 mil tokens que esgotaram em oito minutos. Até o time europeu Paris Saint-Germain utilizou a moeda digital como parte do pagamento de Lionel Messi. 

Vasco da Gama

O clube carioca já tem mais de um investimento na área da Web3. O primeiro foi o Vasco Token, criado em parceria com o Mercado Bitcoin. O token é baseado no Mecanismo da Solidariedade, em que o clube original de um jogador recebe uma parcela por qualquer transação do atleta. 

O Vasco também já lançou uma coleção falando do pioneirismo do time contra o preconceito racial no futebol, além de um projeto atrelando os NFTs a ingressos virtuais.

O projeto mais recente que o clube anunciou foi o $Vasco. Assim como a criptomoeda do Atlético, esse token permite que os usuários participem de decisões do time através de enquetes no site da Socios.

Corinthians

A Socios continua dominando essa lista. Desta vez, a parceria é com o Corinthians, que lançou o token $SCCP, que funciona de forma semelhante às anteriores. As 850 mil unidades do ativo se esgotaram em duas horas e renderam mais de R$8 milhões. 

Em novembro do ano passado, o clube paulista também emitiu NFTs de uma partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Os tokens registravam momentos importantes do jogo em tempo real e já estavam disponíveis depois da partida. Os fãs precisavam de 10 $SCCP para adquirir o NFT. 

Flamengo

O time do Rio de Janeiro é mais um a investir em parceria com a Socios. Os tokens do time, chamados de $MENGO, foram uma das maiores ofertas de Fan Tokens da história do site. Os donos dos ativos também puderam concorrer a itens oficiais do clube, respondendo a um quiz sobre o Flamengo na Socios. 

Coritiba

Primeiro time da lista que não fez parceria com a Socios, o Coritiba lançou seu token com a plataforma Liqi. Assim como a criptomoeda do Atlético, o Coritiba Token se baseia no Mecanismo de Solidariedade da FIFA. A ideia é que o torcedor possa investir no time e receber uma parcela do recebimento. Os 33 mil itens levaram menos de 8 dias para esgotarem. 

O futebol é uma paixão brasileira e o universo da Web3 tem aproveitado bem esse amor dos fãs, com cada vez mais atletas e times brasileiros investindo no setor. Esta lista continua aumentando e pode até ganhar uma parte 2.