
Considerado um dos projetos mais promissores do mercado cripto, o BlockAsset Legends é uma coleção de NFTs que reúne lendas do esporte. Entre os atletas famosos que vão ganhar NFTs próprios estão o ex-boxeador Muhammad Ali, o ex-jogador de futebol Wayne Rooney, o zagueiro da Juventus, Chiellini e o lendário jogador da NBA, Shaquille O’Neil.
Os tokens não fungíveis dos atletas são produzidos pelo artista digital irlandês Dobrask.
A BlockAsset possui uma plataforma própria baseada na rede Solana (SOL). Os usuários podem adquirir os tokens com a criptomoeda SOL (avaliada em $36.65 no momento desta publicação). A plataforma também permite o uso de cartão de crédito e de uma moeda própria, a $BLOCK, nas negociações.
Além das parcerias com atletas muito conhecidos, a BlockAsset chama atenção no mercado por oferecer um capital de risco não muito alto. Isso ocorre porque a plataforma utiliza uma estratégia de “floor price”, ou “preço no chão”.
O projeto também conta com um canal oficial no Youtube com quase 80 mil inscritos, além de uma comunidade no Discord com mais de 10 mil participantes. Os vídeos do canal são anúncios de parcerias e novos projetos, e conteúdos para fãs de esportes.
Mesmo com potencial, a BlockAsset Legends recebe críticas por não ser acessível a novos usuários. Para os fãs de esporte que não entendem muito da tecnologia dos NFTs, esta coleção pode não ser a opção ideal. O fato do projeto usar o cripto ativo SOL também dificulta sua expansão, já que a moeda não é uma das mais visadas no mercado.
Para melhorar nestes pontos, a coleção já anunciou que pretende disponibilizar os itens no marketplace OpenSea, baseado na rede Ethereum, um dos maiores do mundo.
O mundo dos NFTs esportivos
O setor dos NFTs esportivos tem resistido bem ao inverno cripto. Mesmo com os valores das criptomoedas e das vendas diminuindo, mais atletas e clubes investem na área, tanto para gerar receita, quanto para aproximar e incentivar o engajamento dos fãs. Uma das maiores coleções NFTs, a NBA Top Shot, da Dapper Labs, movimentou US$827 milhões durante o ano passado.
Alguns nomes recentes que anunciaram investimentos no mercado cripto são o ex-jogador do Atlético Mineiro, Reinaldo, e o jogador da seleção brasileira, Richarlison.
E esses investimentos trazem resultados. Um exemplo é a criptomoeda Chiliz, que teve um aumento de mais de 10% após o Paris Saint-Germain anunciar uma nova coleção de tokens em homenagem ao tour do time pelo Japão.
Outro exemplo envolve um dos jogadores do PSG. O craque francês Mbappé anunciou que seria o embaixador da Sorare, um fantasy game de futebol baseado em cards colecionáveis. O anúncio foi feito em uma quarta (dia 29). Na sexta-feira (dia 1), as vendas dos NFTs da empresa aumentaram em 795% de acordo com dados do CryptoSlam.
Em março deste ano, um relatório da consultoria Price Waterhouse Coopers, ou PwC, Sports Outlook 2022, apontou que os NFTs e os Fan Tokens eram umas das principais tendências no mercado esportivo. Para a Deloitte, os NFTs esportivos ainda devem movimentar cerca de US$ 2 bilhões em 2022, duplicando o rendimento de 2021.