Lotus vai lançar sua primeira coleção NFT

Lotus lança sua primeira coleção NFT

Uma das gigantes do setor automobilístico, a montadora britânica Lotus, vai lançar sua primeira coleção NFT. A NFT PRO e a Ripple, duas empresas importantes do setor cripto, vão apoiar o projeto, dando auxílio na parte tecnológica de blockchain.

Lotus lança sua primeira coleção NFT
Lotus fecha parceria com a NFT Pro e a Ripple. Foto: divulgação/Twitter @lotuscars.

A primeira coleção NFT da Lotus

A primeira fase dessa inserção da Lotus no universo dos NFTs é a 01L Collection, coleção de NFTs raros. Os cinco itens são animações homenageando momentos e carros icônicos da empresa. O design dos tokens é feito pela própria equipe de design da Lotus.

O site oficial explica que, ao coletar os cinco NFTs, o usuário “desbloqueia um experiência única e um carro com um design especial para o metaverso”. Além disso, o site dá pistas de que o dono do item pode esperar outras surpresas e experiências exclusivas com a Lotus.  

Os NFTs foram cunhados na XRP Ledger (XRPL) no sistema da Ripple. A XRPL é uma plataforma de código aberto que promete transações rápidas com taxas baixas e menos uso de energia.

O projeto de NFTs faz parte da Lotus Advanced Performance, uma divisão da empresa com foco em carros e experiências personalizadas para seus clientes. 

De acordo com a empresa automobilística, esta coleção “permite que criadores e colecionadores se reúnam e experimentem os Lotus Cars em um ambiente novo e emocionante, incluindo vantagens exclusivas exclusivas para os detentores dos Lotus NFTs”.

Ao falar do projeto, o diretor da Lotus, Simon Lane, ressaltou que a empresa sempre se preocupou em trazer inovação e que “entrar no espaço da Web3 dessa maneira, com um programa NFT verdadeiramente focado no cliente, é outro excelente exemplo disso”. 

Lane também elogiou a empresa parceira, a NFT Pro, destacando que este trabalho em conjunto garante que eles possam fornecer um “conteúdo verdadeiramente memorável para uma nova comunidade digital de fãs da Lotus”.

O CEO da NFT Pro, Christian Ferri, também elogiou a Lotus, uma das marcas mais icônicas do setor automobilístico. Ele também afirmou que o anúncio é apenas o começo da parceria. 

NFTs no setor automobilístico

Por oferecerem diversas utilidades e aplicações diferentes, os NFTs têm sido adotados por vários setores. E com o automobilístico não é diferente. 

No início do mês, a equipe de corrida italiana Vincenzo Sospiri Racing anunciou que usaria a tecnologia NFT para autenticar peças de seus carros. De acordo com o ex-corredor, Vincenzo Sospiri, o uso dos NFTs “traz uma grande responsabilidade para garantir que possamos autenticar e auditar com segurança todas as partes de nossa frota de corrida para monitorar o desempenho e garantir a proveniência”, conforme publicado pelo Cointelegraph. 

A equipe da Fórmula 1, a Mercedes, também anunciou uma coleção de NFTs envolvendo partes de seus carros. Porém, neste caso, dois dos NFTs de uma edição limitada virão acompanhados de partes do aerofólio traseiro dos carros dirigidos por Lewis Hamilton e George Russell. Além disso, a Mercedes lançou uma série de tokens não fungíveis em parceria com a corretora FTX. Os itens serviram como ingressos virtuais para o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami, entre outras grandes corridas em 2022. 

E vale destacar que estes investimentos anunciados este ano chegam em um momento de inverno para o mercado cripto. Mesmo com valores de criptomoedas e de negociações caindo, o setor continua recebendo novos projetos e marcas.