Ciclista Peter Sagan lança coleção de NFTs com o Projeto FUERZA

Peter Sagan

O ciclista eslovaco Peter Sagan é mais um nome importante dos esportes a investir no mundo cripto. O tricampeão mundial lançou sua coleção de NFTs com o Projeto FUERZA, lançado no dia 1 de julho. O projeto ainda conta com outros ciclistas importantes, como Mark Cavendish, Leah Thomas e Dan Martin

Como são os NFTs?

Os NFTs são artes digitais representando os dados de desempenho dos atletas durante o Tour de France. Além disso, de acordo com o anúncio da empresa, alguns dos tokens ainda irão proporcionar experiências exclusivas, como a oportunidade de conversar com o ciclista.   

Segundo publicação do site Swiss Cycles, em um comunicado para a imprensa, um dos artistas do projeto, Nick Hand, falou um pouco sobre o desafio de combinar dados biométricos e arte. “Tem sido um desafio interessante pegar algo tão clínico quanto dados de energia e tentar fundi-los em uma obra de arte. Trabalhar com atletas de classe mundial tem sido uma alegria e uma oportunidade única na vida. Acabei de tentar combinar suas proezas atléticas com arte igualmente poderosa”, afirmou Hand.

O site oficial do projeto conta com um tutorial de como adquirir os NFTs no marketplace da OpenSea. Você pode comprar os tokens utilizando a criptomoeda Ethereum (ETH), avaliada em $1,572.77 no momento desta publicação. Ou você pode pagar com cartão de crédito ou débito. 

Os NFTs de Peter Sagan

Além do seu talento como ciclista, Peter Sagan se tornou muito conhecido por sua personalidade extrovertida. De acordo com o FUERZA, os NFTs do ciclista se inspiraram não apenas nos seus números como atleta, mas também no seu carisma pessoal. Sagan declarou ter adorado como seus “NFTs FUERZA conseguiram não apenas captar algumas de suas paixões além do ciclismo, mas também me impressionar com a criatividade de usar meu power data e transformá-lo em arte.” O ciclista também ressaltou a empolgação de compartilhar esta coleção com seus fãs. 

As artes digitais combinam diversos estilos, como pop art, modernismo e impressionismo. Os itens trazem homenagens a momentos da carreira do atleta. Por exemplo, a participação de Sagan no Tour de France em que ele soltou do pedal no meio da competição, mas conseguiu vencer a corrida mesmo assim. 

Hunter Allen, fundador do FUERZA, comentou a parceria com Peter Sagan. “Tem sido muito empolgante trabalhar com Peter nestas obras de arte incríveis, todas construídas ao redor de sua potência inacreditável (…) Trabalhar com sete artistas diferentes tem sido um prazer e nós criamos alguns trabalhos de arte marcantes que vão atrair uma grande audiência, e nós estamos ansiosos para lançar mais arte incrível com ele em um futuro próximo”. 

A coleção de Sagan conta com 12 itens até agora, mas até o fim do mês ela deve contar com 50 NFTs. Quando a coleção estiver completa, algum fã terá a oportunidade de comprar todos os itens. 

O mundo do ciclismo e os NFTs

Assim como o futebol, basquete, entre diversos outros esportes, o mundo do ciclismo também tem investido no universo da Web3. Mark Cavendish, um dos nomes do Projeto FUERZA, lançou uma coleção de NFTs no ano passado, em parceria com a Futurproof e a Fomo Lab. A coleção limitada Tour De France 2021 NFT Series contava com cards digitais assinados por Cavendish em comemoração às 30 vitórias do atleta na competição.