Time de futebol FC Barcelona lança seu primeiro NFT solo

FC Barcelona lança seu primeiro NFT

O time de futebol espanhol, FC Barcelona, lança seu primeiro NFT solo. O estúdio de arte digital BCN Visuals criou o produto audiovisual. O NFT estará disponível em um leilão na Sotheby’s New York, que também será transmitido em uma live, a partir do dia 29 de julho. Os lances podem ser feitos com diferentes criptomoedas, tanto online, quanto pessoalmente.

O NFT se chama In a way, Immortal (De uma forma, imortal). Este primeiro token do clube retrata o gol icônico de Johan Cruyff contra o Atlético Madrid em 1973. Para o filho do jogador, Jordi Cruyff, o token “estará ligado ao legado do meu pai para sempre. Ele teria ficado fascinado em ver que um de seus gols mais lindos com o FC Barcelona foi a inspiração para criarem esta arte digital única que nós esperamos que seja apreciada, admirada e relembrada para sempre.” 

O item é uma animação de 40 segundos, com um visual de ouro derretido. O vídeo conta com uma trilha sonora original, que até inclui sons reais de torcedores e do estúdio. O processo de produção levou mais de 10 mil horas, contando com 40 membros do estúdio de arte. Mas o leilão ainda conta com quatro NFTs do gol, só que com imagens estáticas. 

Para Eric Sas, fundador e chefe de inovação do BCN Visuals, afirmou que “em contraste com o GIF NFT básico, este mini-filme é uma peça de arte digital genuína”. Sas também afirmou que o projeto pretende ser um marco na evolução dos NFTs, mostrando como artes digitais podem ser verdadeiras obras de arte. 

O dono do token ainda ganha o título de Embaixador Digital do Barça. Além disso, ele pode acessar experiências como Meet and Greets, participar de treinamentos, entre outras.  

Coleção de NFTs do Barcelona

Este item é apenas o começo. O Barcelona pretende lançar 10 tokens não fungíveis com artes homenageando momentos históricos e memoráveis do time. “O Barça com mais de 400 milhões de seguidores nas redes sociais está constantemente explorando novas formas de se conectar com seus fãs e nós acreditamos que com a nova estratégia NFT do Clube nós encontramos uma oportunidade única de continuarmos crescendo e consolidando a marca do Barça”, disse o presidente do FC Barcelona, Joan Laporta. 

Michael Bouhanna, vice-presidente da Sotheby, comunidade de leilões em que o NFT será leiloado, disse que é uma grande honra trabalhar com um dos clubes mais celebrados do mundo. Bouhanna ainda falou sobre a tecnologia NFT, afirmando que ela “não apenas desbloqueou possibilidades infinitas para artistas digitais compartilharem seus trabalhos únicos, mas também permitiu que um clube de primeira classe imortalizasse um momento esportivo icônico na blockchain.“

Investimentos anteriores do Barcelona em NFTs

O NFT In a way, Immortal, é o primeiro NFT solo do Barcelona. Porém, os atletas do time já tinham virado tema de cards NFTs no fantasy game de futebol Sorare. Mas o acordo era entre o jogo e a liga de futebol da Espanha. 

O Barcelona já tem seu criptoativo próprio, o FC Barcelona Fan Token, na plataforma da Socios, mas o valor despencou após a saída do jogador Lionel Messi.