
No mês que vem, comemoram-se os 50 anos da Fórmula 1 no Brasil. O Grande Prêmio de São Paulo vai celebrar a data com uma coleção de tokens não fungíveis, NFTs, a Brazilian Grand Prix: The 50 Years Collection. Os itens foram criados em parceria com a agência allnft{lab}. A parceria busca engajar os fãs de automobilismo com itens exclusivos e limitados.
“O resultado desse trabalho de quatro meses, com uma equipe de 16 profissionais, me deixou muito orgulhoso. Com essa coleção de NFTs exclusivos vamos colocar o GP São Paulo de F1 e toda sua comunidade na web 3”, afirmou Marcos Fortes, CEO da allnft{lab}.
Alan Adler, CEO do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, comparou a tecnologia blockchain com a história da competição no país, afirmando que “o NFT é algo exclusivo e permanente assim como a história da F1 no Brasil. Essa ligação já é o suficiente para assegurar o sucesso do lançamento”.
Como é a coleção de NFTs?
A coleção conta com 5050 NFT exclusivos. Cada item é uma arte digital representando um piloto e um carro estilizado de F1 com o número 50. “A coleção traz 5.050 Generative Drivers, com exclusividade garantida pela combinação de camadas aleatórias durante a criação de cada card”, afirma o site oficial.
Os tokens possuem uma série de benefícios, tanto no mundo físico quanto no digital. Segundo o anúncio oficial, estes benefícios “serão revelados ao longo da jornada, que começa agora e irá até agosto de 2023.”
A agência parceira da coleção, a allnft{lab}, abriu uma comunidade no Discord. Na Brazilian GP: The 50 Years, os fãs podem discutir e interagir sobre o tema, além de receberem as novidades sobre os benefícios da coleção. Quem participa da comunidade da coleção no Discord também tem acesso à pré-venda dos NFTs, que começa no dia 9 de setembro, basta se inscrever em uma lista de acesso. No momento em que este texto foi escrito, a comunidade contava com 818 membros.
Como comprar os NFTs?
As vendas dos tokens começam no dia 10 de setembro, às 18 horas, no site nft.f1saopaulo.com.br. Já a revenda será feita na plataforma OpenSea, um dos maiores marketplaces de NFTs do mundo. Para adquirir um token, o usuário precisa de uma carteira digital.
Os itens serão vendidos em cinco lotes. No primeiro, cada NFT custa U$70, aproximadamente R$360, mais as taxas. A partir do segundo lote, o valor ganha um acréscimo de U$50, cerca de R$255, por lote.
Mas nem todos os itens vão estar disponíveis para compra. Dos 5050 NFTs, 50 serão presenteados a personalidades que fizeram parte da competição no país.
NFTs no mundo do automobilismo
Este não é um único anúncio recente envolvendo NFTs e o mundo do automobilismo. Em junho deste ano, a categoria feminina de Fórmula 1, W-Series Racing League, lançou uma coleção de NFTs em parceria com uma organização que promove o evento, a Community Owned Racing Team DAO.
A coleção contou com 10 mil tokens emitidos. Os NFTs vieram em dois modelos, versões digitais 3D dos capacetes de corrida das corredoras Marta Garcia (21, ESP) e Fabienne Wohlwend (24, LIE). Além de engajar os fãs e gerar receita, a intenção do lançamento também foi apoiar o desenvolvimento de mulheres na corrida esportiva.