Federação Internacional de Judô entra no universo dos NFTs

NFTs

A Federação Internacional de Judô (IFJ) entrou oficialmente para o universo dos NFTs licenciando mais de 30 mil tokens não fungíveis baseados no blockchain da Polygon. As artes digitais representam alguns destes cinco animais: leão, tigre, urso, gorila, cachorro, em diferentes fundos e com mensagens, além de marca do World Judo Tour. Em alguns tokens mais raros os personagens estão usando um gi, o uniforme oficial do esporte.

Segundo o site oficial, o projeto tem dois objetivos principais. O primeiro é permitir que os fãs do esporte olímpico ao redor do mundo aproveitem os benefícios dos NFTs, já que a tecnologia é uma ferramenta para divulgar o judô. O segundo é arrecadar receita para apoiar o desenvolvimento do esporte, comprando materiais para enviar a países em desenvolvimento, patrocinando e incentivando mais atletas. 

Como funciona a coleção de NFTs

Os itens se dividem em cinco categorias com diferentes preços e níveis de raridade da seguinte forma:

  • Bronze – 15 mil 
  • Silver – 9 mil 
  • Gold – 4,5 mil
  • Platinum – 1,2 mil
  • Diamond – 300 

A divulgação explica que os NFTs são um ticket para entrar no mundo digital do judô. Os donos dos NFTs ganham acesso a Judo TV, serviço de streaming que transmite ao vivo competições, além de poderem acessar eventos da World Judo Tour. A edição de 2022 acontece do dia 6 a 13 de outubro. O tempo de acesso depende da categoria do NFT, mas mesmo na mais básica o usuário ganha acesso de um ano ao serviço de streaming. Os donos de itens das categorias Platinum e Diamond ganham acesso VIP aos eventos. 

Quando toda a coleção estiver vendida, três usuários serão convidados VIP para o campeonato mundial de judô em Tashkent, incluindo acomodações e viagem. 

Como comprar os NFTs

Para comprar os NFTs da IFJ com criptomoedas, você precisa instalar a carteira de criptomoeda MetaMask e adquirir o token MATIC da Polygon para adquirir os itens. Para comprar utilizando Euro, você precisa criar uma conta no marketplace oficial do Judoverse. Você ainda pode adquirir os itens utilizando cartão de crédito ou débito. A cada transação, um usuário pode comprar no máximo 10 NFTs. 

Na próxima fase do projeto, 15 usuários do Discord, que já conta com mais de três mil membros, receberão NFTs da categoria Gold em um sorteio. 

“NFT é o futuro. No judô nós estamos sempre definindo o futuro. É apenas evidente que nós deveríamos estar a frente da curva e junto com a tecnologia”. 

Vlad Marinescu, Diretor da Federação Internacional de Judô. 

Esportes no metaverso

Os NFTs esportivos são um dos setores mais promissores dentro do mercado cripto. E agora, além de lançarem linhas de colecionáveis digitais, times, atletas e organizações apostam na criação de metaversos para engajar os fãs e criar uma comunidade. 

Um exemplo é o metaverso que o skatista Tony Hawk anunciou que vai criar em parceria com a The Sandbox e com a empresa Autograph. A ideia é criar a maior pista de skate da realidade virtual. Além de competir e interagir entre si, os usuários também vão poder adquirir e negociar itens NFTs exclusivos.