
A Cripto Sports, criada no ano passado, é a primeira plataforma de NFTs esportivos do Brasil. Um dos projetos mais recentes são as figurinhas em NFT, remetendo aos clássicos álbuns colecionáveis da Copa do Mundo.
A coleção conta com 10 mil NFTs variando entre dez modelos de figurinhas. O NFT vem no Mystery Pack, um “pacote misterioso”. Cada pacote vem com uma figurinha. Os tokens se dividem em categorias de raridade e podem oferecer diferentes benefícios. No total, os NFTs vão oferecer mais de 1.500 benefícios exclusivos, como eventos e itens como bolas de futebol, chuteiras e camisetas exclusivas da plataforma.
Confira os benefícios de cada NFT
NFT Clube Vip: acesso ao clube VIP da Cripto Sports.
NFT Bronze: você pode ganhar uma camiseta da seleção autografada por Romário.
NFT Silver: ligação de vídeo exclusiva com Romário e uma camiseta Cripto Sports.
NFT Gold: encontro exclusivo com Romário para receber item surpresa autografado.
NFT Premium: você pode concorrer a uma viagem para o Qatar com tudo pago para assistir um jogo na Copa do Mundo. Os vencedores das dez viagens serão anunciados às vésperas da competição, que começa no dia 20 de novembro.
Cada pacote custa R$197 e você pode pagar utilizando pix ou cartão de crédito.
Futuros lançamentos
A empresa já contou que vai anunciar mais coleções de NFTs em parceria com outros atletas parceiros, como o próprio Romário, Popó, Giba, Doga 10, André Santos, entre outros, em um evento em outubro. Aliás, o ex-jogador de futebol, Romário, não é apenas garoto propaganda da plataforma, mas também é sócio.
Conforme publicado pelo site Acontecendo Aqui, o CEO da Cripto Sports, Tiago Ott, afirmou que “a Cripto Sports é o futuro do esporte no formato virtual, estamos abrindo espaço para a conexão entre grandes atletas e o Metaverso, o que já é uma realidade”.
Figurinhas NFT
O universo dos NFTs está incorporando a tradição brasileira do álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Além do projeto da Cripto Sports, o projeto brasileiro The Crypto Players também lançou uma coleção de NFTs imitando as figurinhas do álbum. Os NFTs mostram personagens fictícios inspirados em jogadores do mundo real. O site do projeto ainda conta com um jogo para que os usuários possam usar seus cards. Além disso, os NFTs dão acesso a futuras promoções, jogos e coleções futuras.
O projeto afirma que procura democratizar o acesso à Web3 de forma leve e divertida. Na época do lançamento, os tokens podiam ser encontrados por $2 no marketplace Open Sea.
Mas não é só no Brasil que a ideia de cards NFTs faz sucesso. Um dos jogos NFTs mais bem sucedidos do mercado, o Sorare, se baseia justamente em colecionar cards NFTs de jogadores. No jogo, o usuário monta uma equipe com seus cards e pode participar de competições e torneios com outras recompensas.
Mercado de NFTs esportivos cresce
O mercado dos NFTs esportivos se mantém firme, mesmo durante um período de crise do universo cripto. O site Cripto Fácil publicou que, de acordo com um estudo da empresa Market Decipher, o setor de NFTs esportivos atualmente está avaliado em US$2,6 bilhões, tendo dobrado de tamanho em relação ao ano passado.