
A Budweiser, empresa de cerveja, vai transformar placares ao vivo em NFTs na Copa do Mundo do Qatar de 2022. A coleção de NFTs se chama Budverse X FIFAWorldCup Live Scoreboard e foi lançada na última sexta (14), às 11 horas. Ao adquirir um dos NFTs, o usuário seleciona um país para acompanhar e o NFT mostra um placar da performance do país durante o evento que se atualiza ao vivo.

Além do placar, quem comprar algum item da coleção também acessa um mini-game e uma comunidade do Discord apenas para os donos de NFTs, além de poder receber benefícios, recompensas e surpresas exclusivos da parceria Budverse x Fifa World Cup e concorrer a uma viagem para as finais da Copa do Mundo em Doha.
O mini-game se chama Budverse Penalty Kick, e nele o usuário escolhe um jogador preferido e precisa tentar acertar um pênalti para ganhar mais pontos e subir no ranking geral do jogo. Outra recompensa que você pode resgatar ao adquirir os NFTs é o kit da Copa do Mundo da Budweiser que inclui um cachecol oficial, um copo de alumínio que muda de cor e uma carta colecionável de futebol da Budweiser.
Os NFTs estão sendo vendidos por 100 dólares, sem as taxas inclusas, e continuam sendo vendidos até o dia 18 de dezembro. Você pode adquiri-los no site https://nft.budweiser.com/ utilizando cartão de crédito ou de débito ou criptomoedas (BTC e ETH). O limite de compras é de 32 tokens não fungíveis por usuário, seja em uma transação individual ou em múltiplas transações.
A coleção está disponível em 41 países, como Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, entre outros.
Projetos NFT da Budweiser
Este não é o primeiro projeto da Budweiser envolvendo NFTs. A empresa estreou no mundo da Web3 em novembro do ano passado com a coleção Budverse Cans: Heritage Edition, homenageando a história da marca com 1.936 itens de diferentes preços e níveis de raridade, referenciando o ano em que a empresa começou a vender cerveja. Quem tiver um NFT desta coleção pode resgatar um NFT da nova coleção de placar ao vivo gratuitamente.
A empresa conta com 12 coleções diferentes listadas no marketplace Open Sea. Além da Budweiser, outras empresas semelhantes a entrarem no universo dos NFTs foram a Pepsi e a Bud Light.
NFTs dominando a Copa do Mundo
A edição de 2022 da Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro em Doha, no Qatar, com a partida entre Qatar e Equador. O evento dura aproximadamente um mês e tem a sua conclusão marcada para o dia 18 de dezembro.
Com a explosão dos NFTs, principalmente do setor esportivo, em 2020 e 2021, é claro que a tecnologia estará presente no maior evento do futebol mundial, seja em projetos da própria FIFA ou que apenas se inspiram na Copa.
A FIFA lançou a plataforma Fifa+ Collect, onde momentos marcantes de diversas edições da Copa do Mundo em áudios, fotos e vídeos transformando-os em colecionáveis digitais. Outras plataformas e projetos aproveitaram a empolgação com o evento para lançarem figurinhas NFT, como Cripto Sports e The Crypto Players.