Vídeo mostra abordagem policial na Avenida Rebouças, durante manifestação nesta terça (14)

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma abordagem policial durante uma manifestação que ocorreu nesta terça-feira (14). O ato, que passou pela Avenida Rebouças, em Pinheiros, era de apoio à greve de motociclistas marcada para o dia 25 de julho. A filmagem viralizou e causou revolta entre os internautas.

A gravação mostra dois agentes rendendo um motoboy. Enquanto eles derrubam o homem no chão, um dos policiais aplica uma gravata, e o rapaz grita: “Não consigo respirar! Não consigo respirar”. Ao fundo, o homem que filmava diz: “Olha aí a polícia, rapaziada do Brasil, olha como é a polícia do nosso país. Vai matar o cara”.

Procurada pela Vejinha, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que a abordagem ocorreu nesta terça, por volta das 13h40. Diz que “ao visualizar o motociclista em cima da calçada e com a placa encoberta, a equipe policial deu ordem de parada e iniciou a abordagem”. Afirmam que o rapaz ofereceu “resistência, sendo contido”. “Foi constatado que ele está com a habilitação vencida desde 2019”, diz o texto da pasta.

Continua após a publicidade

A ocorrência foi registrada no 14º DP e foi elaborado um termo circunstanciado de resistência. “A motocicleta foi apreendida administrativamente e a autoridade policial solicitou exames de corpo de delito aos policiais e ao rapaz, e encaminhou o caso ao Juizado Especial Criminal (Jecrim)”, finaliza a SSP.