Vídeo mostra idoso em maca dentro de banheiro sujo em hospital de SP


Segundo família, além de realizar o atendimento em um ambiente precário, idoso foi enviado para casa sujo. Santa Casa de Misericórdia de São Paulo declarou que todos os ambientes são higienizados regularmente. Familiares reclamam que idoso foi deixado em banheiro sujo durante atendimento em hospital
Um idoso internado no hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na região central da capital paulista, foi colocado em um banheiro sujo para realização de procedimento médico, segundo familiares. O flagrante foi registrado em vídeo pela família de José Carlos de Souza Almeida, de 68 anos, que aparece nas imagens em uma maca dentro de um banheiro sujo após ser internado no último dia 7.
A esposa de José, Helena dos Santos Almeida, que acompanhava o idoso e gravou o vídeo, declarou ao G1 que o marido foi levado ao banheiro para o procedimento de lavagem, ficando por duas horas no local, que estava sujo e cheirava mal. O banheiro tinha o vaso sanitário entupido e muito lixo jogado no chão.
Em nota a Santa Casa de Misericórdia declarou que “todos os locais são higienizados a cada hora ou mediante solicitação da enfermagem em caso de necessidade” e que o hospital possui “equipes de limpeza completas e orientadas para esta função”, mas não explicou por que o idoso foi atendido no banheiro (leia íntegra abaixo).
Apesar do episódio, José teve alta e não passou por nenhum exame. Ele foi diretamente diagnosticado com constipação e a esposa narra que o idoso não recebeu nenhuma assistência da enfermagem para trocar a roupa, sendo enviado sujo para casa.
“Foi uma humilhação, eu nunca passei por isso. Eles chegaram e colocaram ele no banheiro e falaram que eu poderia ficar junto, mas eu falei ‘não vou conseguir ficar aqui dentro, não consigo nem respirar lá dentro’, mas ele ficou porque ele tá debilitado, não fala”, relatou Helena.
“Ele ficou umas duas horas dentro do banheiro, abandonado porque ninguém ia lá. Depois fizeram a lavagem e mandaram ele sujo pra casa, porque ele tava limpo quando foi pro hospital, eu fui ver tava todo sujo, tinha secado, foi um horror”, afirmou.
A esposa do idoso também conta que chegou a questionar as enfermeiras do motivo do marido ser atendido no banheiro do hospital, mas não obteve resposta.
Fila para cirurgia
Segundo documentos do atendimento, José sofre de Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), uma síndrome neurológica que acontece principalmente em idosos. De acordo com a família, José precisa urgentemente de uma cirurgia para instalar uma válvula de pressão na cabeça, que aliviaria os sintomas que ele sente. Atualmente, ele é incapaz de realizar atividades sozinho e sofre de confusão mental.
Apesar de ter realizado os exames preparatórios para a operação, ainda não houve agendamento da cirurgia. A próxima consulta do idoso está marcada apenas para o dia 30 de outubro.
A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo confirmou ao G1 que o paciente faz acompanhado com a equipe de neurocirurgia do hospital e que os exames pré-operatórios foram realizados. De acordo com a nota, José precisa de uma cirurgia eletiva, ou seja, que não é emergencial.
A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada no bairro da Santa Cecília, região central da capital
Divulgação
Íntegra Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
“Informamos que o paciente é acompanhado em nosso hospital com a equipe de Neurocirurgia, anteriormente já foi realizada tomografia e ressonância magnética, exames pré-operatórios para cirurgia eletiva (não emergencial). Em 07/09/2020, o paciente voltou a procurar nosso pronto-socorro, porém, devido a quadro de constipação, fez os procedimentos necessários, teve melhora do quadro e foi liberado para prosseguir em acompanhamento ambulatorial com a Equipe de Neurocirurgia para a programação da cirurgia eletiva citada anteriormente. Em relação as regras de higienização, todos os locais são higienizados a cada hora ou mediante solicitação da enfermagem em caso de necessidade. Temos equipes de limpeza completas e orientadas para esta função. Já reforçamos com as equipes de limpeza e de enfermagem estes protocolos”.
* Com supervisão de Rodrigo Rodrigues

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line