UFSJ divulga edital do 15° Concurso de Presépios


Inscrições podem ser feitas a partir do mês de outubro. Os três primeiros lugares receberão prêmio em dinheiro. Presépio de bucha vegetal de Concurso da UFSJ
UFSJ/Divulgação
A Universidade Federal de São João del Rei publicou o edital para o 15º Concurso de Presépios. As inscrições para este que é um dos mais tradicionais eventos da instituição ficam abertas no período de 29 de outubro a 29 de novembro.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o concurso será realizado de forma on-line neste ano. Os presépios serão avaliados pela Comissão de Julgamento e os 10 melhores irão à votação popular pelo Instagram do Centro Cultural UFSJ.
O objetivo do concurso é incentivar e divulgar a tradição artístico-religiosa dos artesãos locais e da microrregião do Campos das Vertentes. O concurso contempla também as cidades de Divinópolis, Alto Paraopeba e Sete Lagoas, onde estão instalados campus avançados da instituição.
De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Francisco Brinati, a manutenção do concurso, mesmo que virtualmente, não deixa de ser um ato de resistência, que “sinaliza uma forma de nos adaptar a esse mundo de isolamento.”
A Comissão Julgadora é composta por servidores da UFSJ e membros da comunidade externa. Aos três primeiros colocados de cada categoria é oferecido um prêmio em dinheiro, além de um Certificado de Melhor Presépio Tradicional e Melhor Presépio Não Tradicional pelo Júri Popular, através do Voto Popular dado pelos visitantes da exposição.
Interessados podem obter mais esclarecimentos através do e-mail sepac@ufsj.edu.br.
Leitores On Line