Uerj promove encontro internacional sobre educação filosófica para crianças e adultos

“Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica?”
Nos dias 5 a 9 de outubro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe o X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, com uma série de debates conceituais, conversas, oficinas, espetáculos e até caminhada. O evento, gratuito e on-line, completa 20 anos de existência e irá reunir pesquisadores, professores e estudantes de diversas partes do mundo. A proposta é refletir coletivamente sobre como avançar na defesa das dimensões pública, social e geral da educação.
De acordo com o professor Walter Kohan, do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (Nefi) do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) da Uerj, a  edição deste ano tem um caráter especial. “Como estamos impedidos de reunir corpos para pensar e se abraçar, buscamos como alternativa um encontro virtual que saísse um pouco dos moldes tradicionais, onde só os que sabem se apresentam e os que não sabem assistem”, afirma.
Seguindo esta ideia, o evento será também uma experiência de igualdade de escuta e de diálogo. Participantes da África do Sul, EUA, Canadá, Europa e América Latina, das mais diferentes profissões e idades, vão estar lado a lado, durante a conferência. “É um encontro de diversidades, com crianças e adultos, em 70 grupos de estudos, com mais de 900 textos inscritos, onde um doutor vai estar na mesma mesa com um aluno do ensino médio, por exemplo”, explica o professor.
UERJ promove encontro para aproximar intercambistas e alunos - UERJ -  Universidade do Estado do Rio de Janeiro
O que pode a educação filosófica?
De acordo com Walter Kohan, como a intenção do evento é fazer pensar, sentir e problematizar, as perguntas sobre educação filosófica serão constantes em todas as etapas. “A questão central irá atravessar todo o encontro. Então, qual é a força da educação filosófica, a sua potência? Em que ela contribui?”, ressalta.
Na caminhada, por exemplo, os participantes terão de se movimentar nos locais onde estiverem, contemplando uma indagação posta no início da atividade. O mesmo ocorrerá nas demais propostas culturais, de formas distintas.
Programação especial
Além das discussões acadêmicas, que serão transmitidas pelo canal do YouTube do Nefi-Uerj, em https://www.youtube.com/c/NEFIUER, o colóquio conta com atividades abertas ao público, divididas ao longo dos cinco dias. A programação é vasta, com oficina de cinema, espetáculo de dança, apresentação de peças teatrais, lançamento de livros, projeção de filmes, caminhada filosófica e roda de samba. Para participar, é só acessar  e agendar a atividade preferida em  http://filoeduc.org/10cife/.
Como algumas precisam de inscrição prévia, é preciso verificar a disponibilidade no site com antecedência.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line