UEMA elabora Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos


O PDI é o principal instrumento de planejamento e gestão da universidade para traçar os caminhos a serem percorridos na construção de sua filosofia de trabalho. Mais de mil candidatos faltaram na 2ª etapa do PAES 2019 da UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), realizou no mês de julho o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2021–2025.
Segundo o reitor Gustavo Costa, é muito importante o envolvimento dos discentes, docentes e técnico-administrativos, como também de toda sociedade no processo de elaboração do PDI. O PDI é o principal instrumento de planejamento e gestão da universidade para traçar os caminhos a serem percorridos na construção de sua filosofia de trabalho; da missão a que se propõe; das diretrizes pedagógicas que orientam suas ações; da sua estrutura organizacional; e das atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.
Ainda de acordo com o reitor, a universidade e a sociedade podem construir um diagnóstico e proposições, baseando-se em evidências e cenários factíveis na identificação de objetivos estratégicos para a UEMA, a serem desenvolvidos entre os anos de 2021 a 2025. Espera-se, como resultado, que o documento sintetize as expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade e que, por meio dele, ocorra um pacto institucional de busca pela excelência em todas as suas áreas de atuação.
“Somos passageiros na UEMA, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com ações exequíveis e congruentes com a realidade, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual, sequelada por uma nova realidade: o mundo pós-pandêmico. Contamos com o comprometimento e apoio de todos para juntos construirmos uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada no Estado do Maranhão”, frisou o pró-reitor de Planejamento e Administração da UEMA, Roberto Serra.
A metodologia do processo de elaboração do novo PDI, obedecendo as possibilidades remotas do “novo normal”, será integralmente virtualizada e participativa.
Durante a etapa de Diagnóstico Institucional, o público participará de enquetes on-line, com perguntas objetivas e identificação anônima. Nos próximos dias, será publicada a primeira enquete, cujo tema “Filosofia Institucional da UEMA” investigará a percepção do público em relação aos elementos que constituem a missão, visão e valores da universidade.
Acesse nosso site para mais informações ou dúvidas sobre como participar, etapas, glossário dos principais termos, finalidades, referenciais, princípios para elaboração e construção do planejamento estratégico e atores responsáveis.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line