Tudo que você precisa saber sobre as eleições em Blumenau

Cerca de 247 mil eleitores irão às urnas no terceiro maior colégio eleitoral de Santa Catarina. Número de pessoas aptas a votar teve crescimento de 7,31% na comparação com 2016

Blumenau deve receber cerca de 800 urnas eletrônicas para as eleições de 2020 – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Esses números fazem de Blumenau o terceiro maior colégio eleitoral de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, que possui 403,5 mil pessoas aptas para votar, e Florianópolis, com 357 mil eleitores.

Perfil dos eleitores

Neste ano as mulheres serão maioria entre o eleitorado blumenauense. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 129.219 eleitoras estão aptas para votar. O número corresponde a 52,3% do eleitorado de Blumenau. Já os homens somam 117.795, ou seja, 47,7% do eleitorado.

Na comparação entre idades, a maioria do eleitorado está na faixa etária de 45 a 59 anos, são 67.238 pessoas, o que corresponde a 27,2% do eleitorado. Na sequência aparecem as pessoas de 25 a 34 anos (21,7%), 35 a 44 anos (21,5%) e idosos de 60 a 69 anos (12,2%).

Ainda segundo os dados do TSE, o número de jovens eleitores em Blumenau teve uma queda de quase 41% desde 2016, quando foi realizada a última eleição municipal. Neste ano serão 9.159 jovens entre 16 e 20 anos que estão aptos para votar. Enquanto em 2016, esse número chegou a 15.502.

Quem precisa votar

De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Analfabetos não são obrigados a votar.

Como será a votação

As eleições deste ano terão o horário ampliado. As seções abrem às 7h e fecham às 19h. De acordo com o TSE, a recomendação é para que idosos acima de 60 anos votem nas primeiras três horas de votação.

Em função da pandemia do coronavírus, neste ano não haverá sistema de biometria. Para votar será necessário apresentar a carteira de identidade ou a tela do celular com o aplicativo e-título.

Para acessar os locais de votação será obrigatório o uso de máscara. A Justiça Eleitoral também recomenda que cada eleitor leve a própria caneta para assinar o comprovante de votação.

Outra recomendação é para que os eleitores votem e deixem os locais de votação logo na sequência, para evitar aglomerações.

Justificativa

Quem estiver fora da cidade de votação poderá justificar a ausência através do aplicativo e-título. Não haverá necessidade de ir até um local de votação.

O aplicativo vai usar um sistema de georreferenciação para confirmar que o eleitor está fora do domicilio eleitoral e com isso fazer a justificativa.

Locais de votação

Blumenau terá 54 locais de votação e 707 seções eleitorais durante as eleições deste ano. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que a cidade receba 800 urnas eletrônicas para o pleito, contando com os equipamentos reservas.

Blumenau terá 54 locais de votação e 707 seções eleitorais durante as eleições deste ano – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Entre os locais que recebem a maior quantidade de eleitores está a Furb (Universidade Regional de Blumenau) que deve ter 10.462 eleitores. Em seguida estão a Escola Hercílio Deeke (10.104), Escola Santos Dumont (8.859) e Colégio Bom Jesus Santo Antônio (8.800).

Prazos

No início de julho o Congresso Nacional aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera a data das eleições municipais de 2020 em função da pandemia do coronavírus. Com isso, todos os prazos eleitorais sofreram alterações. Veja abaixo as principais datas desta eleição:

  • 16 de setembro: prazo para realização das convenções partidárias;
  • 26 de setembro: prazo para registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral, inclusive na internet;
  • 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • 15 de dezembro: fim do prazo para prestações de contas dos candidatos e partidos políticos à Justiça Eleitoral;
  • 18 de dezembro: fim do prazo para diplomação dos candidatos eleitos;

Mesários

De acordo com a Justiça Eleitoral de Blumenau, quase 3 mil mesários deverão ser convocados para as eleições deste ano. Até agora cerca de metade deste número já foi chamado.

No entanto, quem tiver interesse em ser voluntário pode fazer a inscrição no site do TRE, na aba “Portal do Mesário”. O treinamento está sendo realizado de forma online.

Filiados em Blumenau

De acordo com dados disponibilizados pelo TSE, Blumenau possui quase 33 mil eleitores filiados em algum partido. O MDB é partido com o maior número de eleitores filiados na cidade, com 9.187 filiados.

Na sequência aparecem PP (3.766), DEM (3.230), PSDB (2.361) e PT (2.164). Por outro lado as siglas com o menor número de filiados são PSOL (76),  Rede (11), PSTU (10), PMB (7) e PCO (4).

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line