Joinville terá a participação de três equipes no Torneio SESI de Robótica Santa Catarina, cujo o foco é a prevenção, o diagnóstico ou o combate à pandemia causada pelo coronavírus.

Duas equipes de Joinville são de estudantes do ensino médio e uma com estudantes do Contraturno/Educação Maker.

No total serão 17 participantes. Os estudantes têm se reunido semanalmente, via hangout, para trabalhar nas primeiras etapas do projeto.

A Rede SESI SENAI tem 29 equipes inscritas no torneio, que terá mais de cem estudantes da educação básica participando do desafio nacional de robótica promovido pelo SESI.

O novo desafio será realizado de forma virtual e premiará os três primeiros colocados e os times que se destacaram em cada um dos critérios de avaliação. Participam alunos de Blumenau, Brusque, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Pomerode, Pouso Redondo, Rio do Sul, Seara, Tubarão e Videira.

São pesquisas individuais para levantamento de dados e possibilidades. Os encontros remotos servem para as trocas de informações. Os estudantes já conheceram diversos problemas relacionados ao coronavírus e seus impactos sociais e também tiveram uma noção sobre a viabilidade de suas ideias.

No dia 18 de agosto, serão divulgadas as 30 equipes que foram aprovadas para participar da segunda fase. Elas terão até 4 de setembro para submeter mais informações sobre o projeto, demonstrando e detalhando da sugestão proposta.

A divulgação do resultado final será feita em 25 de setembro, quando serão conhecidos os times vencedores e os que se destacaram em cada um dos quatro critérios de avaliação.

Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria. Além disso, as três primeiras colocadas participam do próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em março de 2021.