TRE realiza primeiro dia de fiscalizações no AM com início da campanha eleitoral


Candidatos serão votados no dia 15 de novembro, no primeiro turno. Tribunal passa a fiscalizar, também, medidas de prevenção contra novo coronavírus. TRE-AM inicia fiscalização de propaganda eleitoral em Manaus.
Jucélio Paiva/Rede Amazônica
Neste domingo (27), foi autorizado o início das campanhas de propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vereadores municipais. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou o primeiro dia de fiscalizações para acompanhar os atos. Este ano, diferente dos anteriores, os fiscais passaram a observar se medidas de prevenção estavam sendo cumpridas por conta da pandemia da Covid-19.
Com o novo coronavírus, órgãos de saúde recomendam o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Até este sábado (26), o Amazonas tinha mais de 135 mil infectados, e 4 mil mortes pela doença. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que Manaus vive uma segunda onda de casos da Covid-19.
Com o início das campanhas eleitorais, o risco das pessoas se aglomerarem é maior. Por isso, equipes do TRE-AM foram às ruas, como explica coordenador-geral da Comissão de Propaganda Eleitoral, Fued Semen.
“Estamos vivendo um momento difícil e as pessoas estão se reinventando. Nunca é demais, reforçar as regras de distanciamento, a utilização dos itens de segurança, mascará, álcool em gel e evitar aglomeração. Que os candidatos reforcem isso em suas ações e façam reuniões em locais abertos para evitar o contágio das pessoas”, disse.
De acordo com o coordenador, conforme o calendário eleitoral, a data oficial de início das campanhas dos candidatos passou a valer neste domingo.
“Na campanha, se inicia a propaganda de rua, seja ela, através de carreata, caminhadas, passeatas, ‘bandeiraços’, distribuição de material impresso e adesivagem em veículos. Tudo isso já está permitido, além da internet. E, como de costume, a comissão de fiscalização de propaganda do TRE, já está se fazendo presente para acompanhar as atividades que estão agendadas para o dia de hoje”, contou. ,
A equipe de fiscalização contou que esteve na Zona Leste da capital, Avenida das Torres e na Avenida Djalma Batista. Segundo o coordenador, nenhuma irregularidade foi encontrada.
Este ano, em Manaus, 11 candidatos disputam o cargo de chefe do executivo municipal. Além deles, mais de 1,3 mil candidatos a vereador devem realizar ações nos próximos dias em busca de votos.
*Jucélio Paiva, do Grupo Rede Amazônica.
Eleições 2020: registro de candidaturas termina e começa a campanha nas ruas

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line