Testes de vacina contra a Covid-19 começam em outubro em Santa Catarina

Os testes da vacina Janssen-Cilag, do grupo Johnson & Johnson, devem começar em outubro em Santa Catarina. A informação foi divulgada pelo laboratório Janssen, farmacêutica que faz parte do grupo norte-americano.

Testes de vacina contra a Covid-19 começam em outubro em SC – Foto: Reprodução

A vacina do grupo está na fase três, quando é verificada sua eficácia e segurança. Além de Santa Catarina, os testes realizados em outros nove estados e o Distrito Federal também têm autorização para realizar esta etapa da pesquisa.

A vacina da Johnson & Johnson utiliza um adenovírus modificado para induzir o sistema imune a se proteger contra o SARS-CoV-2. Esta é a terceira fase do estudo, que contará com 7 mil voluntários no Brasil.

No Brasil, outras quatro vacinas têm autorização para testes. Duas delas — Oxford e Coronavac — têm acordos para a transferência de tecnologia, algo importante para que a produção da vacina seja completamente internalizada e se torne nacional.

No caso da vacina da Johnson & Johnson as primeiras etapas do estudo demonstraram segurança e imunogenicidade após a aplicação de única dose. A primeira fase contou com 500 voluntários nos Estados Unidos e na Bélgica.

Já a fase três, na qual Santa Catarina tem autorização para participar, 60 mil voluntários devem realizar o teste, de oito diferentes países. Podem participar pessoas maiores de 18 anos.