Sérvia e Kosovo vão retomar relações após cúpula nos EUA

O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, Trump e o premiê kosovar, Avdullah Hoti

O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, Trump e o premiê kosovar, Avdullah Hoti
Anna Moneymaker / Pool via EFE – EPA – 4.8.2020

Após dois dias de negociações em Washington, capital dos EUA, os governos da Sérvia e de Kosovo anunciaram que vão normalizar suas relações econômicas, 12 anos após a separação kosovar, depois de um sangrento conflito nos Bálcãs.

A negociação e o anúncio foram feitos com a participação do presidente norte-americano, Donald Trump, e tiveram mais dois acordos: um para Belgrado transferir sua embaixada para Jerusalém e outro para o reconhecimento mútuo entre Kosovo e Israel.

“Sérvia e Kosovo estão comprometidos com a normalização econômica”, anunciou Trump em cerimônia no Salão Oval, da qual participaram o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Avdullah Hoti.

“Após uma história trágica e violenta e anos de negociações fracassadas, propomos uma nova maneira de construir pontes. Com foco na criação de empregos e no crescimento econômico. Os dois países têm feito grandes progressos”, disse Trump.

Trump também anunciou que Kosovo e Israel concordaram em normalizar suas relações e estabelecer relações diplomáticas, e que a Sérvia abrirá um escritório comercial em Jerusalém ainda neste mês, como planejado, e também mudará sua embaixada para Jerusalém em julho de 2021.

Ainda no Salão Oval, Vucic agradeceu a Trump e o convidou a visitar a Sérvia.

Por sua vez, Hoti afirmou que a normalização das relações econômicas é um “grande passo”.

Anos de conflito

Kosovo declarou sua independência da Sérvia em fevereiro de 2008, nove anos após a Otan ter conduzido uma campanha de 78 dias de bombardeio aéreo para cessar a violência do autoritário regime de Slobodan Milosevic contra a população albanesa de Kosovo.

Os EUA lideraram esses bombardeios e são o principal apoiador da independência de Kosovo, aceita por mais de 100 países. No entanto, Belgrado não reconhece essa saída.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line