Seis agências do INSS em RO retomam atendimento presencial nesta segunda, 14

Apenas 15% dos funcionários estão trabalhando. Agendamento prévio é necessário nesta fase da retomada gradual das atividades.
6 agências do INSS abrem em Rondônia
Seis das 19 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia retomaram nesta segunda-feira (14) os atendimentos presenciais.
Neste período de retorno, depois de seis meses de suspensão devido à pandemia do novo coronavírus, o acesso será limitado e os usuários devem realizar agendamento prévio no site do INSS (acesse aqui), pelo telefone 135 ou no aplicativo “Meu INSS”.
O gerente executivo do INSS em Rondônia, Saulo Sampaio Macedo, informou à Rede Amazônica que as seis agências abertas estão em: Porto Velho (na Avenida Campos Salles), Cacoal, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Costa Marques.
Saulo Sampaio reforçou também que de 160 funcionários, apenas 26 trabalham exclusivamente no atendimento ao público (15% do total).
O atendimento é feito apenas por agendamento prévio para evitar aglomerações dentro e fora das agências.
Filas chegaram a ser registradas na cidade de Jaru, mas o atendimento presencial no município segue suspenso e continua apenas por meio de aplicativos de mensagens.
Os serviços que são atendidos pelo INSS são:
Cumprimento de exigência (quem está devendo algum tipo de documento);
Serviço social;
Reabilitação profissional;
Justificação administrativa; e
Justificação judicial.
A retomada da perícia médica está autorizada, porém ainda não há previsão de retorno porque ainda depende do cumprimento de uma série de exigências de segurança.
Sobre os horários de atendimento, o gerência executivo do INSS informou que está sendo feito um monitoramento durante esta semana, mas a princípio será das 8h às 13h (hora local).
O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. Antes da decisão judicial em São Paulo, a estimativa era de que mais de 600 das 1,5 mil agências do país estariam funcionando nesta segunda.
Atendimento
Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.
Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:
a necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos;
importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; e
a obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.
Os servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários, terceirizados e colaboradores deverão usar Equipamentos de Proteção Individual para realização das suas atividades.
Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário deverá ainda orientar o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.

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