SC vai decretar estado de calamidade pública após passagem de ‘ciclone bomba’

O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior, afirmou na manhã desta quinta-feira (2) que o estado irá decretar estado de calamidade pública após a passagem do ciclone bomba, que atingiu pelo menos 135 municípios de todas as regiões. Junior diz que no final da tarde de ontem foi definida a decretação, […]

O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior, afirmou na manhã desta quinta-feira (2) que o estado irá decretar estado de calamidade pública após a passagem do ciclone bomba, que atingiu pelo menos 135 municípios de todas as regiões.

Junior diz que no final da tarde de ontem foi definida a decretação, e será publicado no Diário Oficial do Estado. Nove pessoas morreram e outras duas continuam desaparecidas no estado. Até as 8h30 desta quinta, 238,1 mil imóveis permaneciam sem energia, segundo monitoramento da Celesc.

O decreto permite agilizar os processos para que o estado tenha acesso a recursos destinados à reconstrução das cidades atingidas. Algumas prefeituras já entregaram o levantamento dos estragos e outras ainda contabilizam os prejuízos.

Está prevista para a tarde desta quinta-feira (3) uma reunião com o fórum parlamentar catarinense, composto por senador e deputados estaduais, onde será avaliado o envio de auxílio ao estado.

COM AGÊNCIAS