São José: ação nos bairros contabiliza 2,3 mil testes em moradores

Em São José, a ação de testagem para a Covid-19 feita de forma estratégica nos bairros com o maior número de casos registrados no município – Forquilhas e Barreiros, promoveu até o momento 2.332 mil testes, sendo que destes, 395 tiveram resultado positivo e 68 testes PCR ainda aguardam resultado. A ação também foi feita na comunidade do Contestado, por ser uma área de vulnerabilidade social.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo de Enfrentamento à Covid-19 é uma das ações de combate à pandemia.

– Os dados deste trabalho são importantes para que possamos realizar um mapeamento dos casos e definir novas estratégias para conter a transmissão da Covid-19 em São José -, explica a prefeita Adeliana Dal Pont.

Foram aplicados os testes rápidos nas pessoas assintomáticas e feito o teste PCR nos moradores com sintomas respiratórios. As pessoas que testaram positivo durante a ação foram orientadas a fazer o isolamento social e estão sendo monitoradas pelas equipes de Saúde do Município.

No Contestado, foram realizados 242 testes, com 21 resultados positivos, sendo 18 moradores sem sintomas e três com sintomas respiratórios. Em Forquilhas, a ação teve como foco os moradores do Alto Forquilhas e os testes foram feitos em dois dias em uma estrutura montada no CEM Santa Terezinha.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

No primeiro dia, foram realizados 380 testes e, deste total, 358 foram testes rápidos com 70 resultados positivos e 22 testes PCR que ainda aguardam resultado. No segundo dia, foram 417 testes, sendo 403 testes rápidos com 90 resultados positivos e 14 testes PCR.

Já em Barreiros, o trabalho de testagem foi realizado nesta terça e quarta (1 e 2), no Centro Universitário Estácio de Sá. No primeiro dia, foram realizados 601 testes, sendo 87 com resultado positivo e 14 testes PCR. No segundo dia, foram realizados 692 testes no total, com 127 resultados positivos e 18 testes PCR.

Independente da ação nos bairros, a Prefeitura de São José continua realizando os testes em moradores do município no CATI, no Centro Mulituso, na UPA e nas unidades de saúde. No CATI funciona o Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios, com equipes médicas das 7h às 19h, para o atendimento da população.

Dúvidas e orientações podem ainda ser acessadas por meio do serviço São José Saúde 0800 648 7878 onde o paciente conta o atendimento da equipe que faz a avaliação e encaminhamento para o CATI, UPA 24h e serviços hospitalares quando necessário. Outra opção é o atendimento pelo PA Digital, com o Robô Laura, no site da Prefeitura – www.saojose.sc.gov.br.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line