Santa Catarina é autorizada a realizar testes de vacina contra Covid-19

Santa Catarina pode ter testes da vacina Janssen-Cilag, do grupo americano Johnson e Johnson. O estado recebeu a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que voluntários participem do estudo que atesta a eficácia e segurança do imunizante contra o novo coronavírus.

SC pode ter testes de vacina contra a Covid-19 – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/ND

Além de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal receberam anuência da agência para a realização da pesquisa. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte já estavam autorizados.

A vacina da Johnson & Johnson utiliza um adenovírus modificado para induzir o sistema imune a se proteger contra o SARS-CoV-2. Essa é a terceira fase do estudo, que contará com 7 mil voluntários no Brasil.

Ao todo, quatro vacinas têm autorização da Anvisa para a realização de testes no país. Duas delas — Oxford e Coronavac — têm acordos para a transferência de tecnologia, algo importante para que a produção da vacina seja completamente internalizada e se torne nacional.

A reportagem do ND+ procurou a SES (Secretaria de Estado da Saúde) para saber se já há um plano para a testagem e como será realizado. Contudo, não houve retorno até a manhã desta sexta-feira (25).