Santa Casa de Araraquara recebe acelerador linear para aprimorar o tratamento de câncer na região


Chegada do equipamento em carreata nesta quinta-feira (24) marca inauguração do Hospital de Câncer. Santa Casa de Araraquara recebe equipamento para tratamento do câncer
A Santa Casa de Araraquara (SP) recebeu, nesta quinta-feira (24), um equipamento que incorpora um novo tipo de tratamento para pacientes com câncer por meio da radioterapia com elétrons. A ação faz parte do processo de implementação do Hospital de Câncer na cidade.
O acelerador linear vai garantir mais qualidade e agilidade ao tratamento dos pacientes, já que os feixes de elétrons são emitidos direto e exatamente no local do câncer. Sua versão básica poderá tratar cerca de 80% a 90% dos tipos da doença.
“Esse equipamento permitirá uma melhor assertividade na região tumoral, sem afetar as células que estão em torno desse tumor. Um outro ponto é que ele não trará ao paciente algumas desvantagens que os equipamentos anteriores traziam, melhorando o processo de recuperação e trazendo bem mais velocidade ao tratamento”, explicou o diretor geral da Santa Casa Rogério Bartkevicius.
Santa Casa de Araraquara recebe acelerador linear para aprimorar o tratamento de câncer na região.
Santa Casa de Araraquara/Divulgação
Referência
A entrega do equipamento foi marcada por uma carreata com profissionais da saúde em comemoração ao aperfeiçoamento do tratamento médico. Isso porque o Hospital de Câncer da cidade é referência na região, atendendo 23 cidades.
A Santa Casa, que engloba o hospital, realiza todos os anos cerca de 15 mil consultas oncológicas, 11 mil sessões de quimioterapia e 14 mil de radioterapia. Os principais tipos de câncer tratados são o de mama, próstata, pulmão, intestino, cabeça e pescoço.
Hospital do Câncer de Araraquara (SP) é referência no tratamento de diversos tipos da doença
Reprodução/EPTV
Até então, o equipamento utilizado é antigo, mas foi eficaz durante os 20 anos de funcionamento, sendo o responsável por realizar cerca de 60 atendimentos de pacientes por dia. Quando o novo começar a funcionar, este encerará a operação.
Custos e instalação
O hospital foi contemplado com o equipamento por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. O programa visa ampliar a modernização de parques tecnológicos a partir da transferência de tecnologia em radioterapia.
Obras estão sendo realizadas na Santa Casa de Araraquara (SP) para receber o acelerador linear
Nilson Porcel/EPTV
Foi necessário realizar obras de estrutura para receber o acelerador, como a criação de uma sala especial e a nova entrada do hospital. Estas, foram custeadas com o apoio de uma empresa da cidade, que ajudou com cerca de R$ 2,5 milhões.
A montagem do equipamento dará início logo na entrega, porém, passará por um cronograma de montagem, instalação e validação por cerca de seis meses, com previsão de início da operação em março de 2021.
Doações
Equipes da Santa Casa pedem auxílio da população para novo custeamento para a implementação do acelerador em Araraquara (SP)
Nilson Porcel/EPTV
Neste período, será necessário investir 350 mil dólares para o upgrade do acelerador linear e, por este motivo, a Santa Casa organizou uma nova campanha de arrecadação para doações em benefício do Hospital de Câncer de Araraquara.
“Os investimentos irão para as equipes médicas, para o hospital de ensino, nos tratamentos… Não há outra forma de nós combatermos o câncer se não com o apoio de toda a sociedade”, completou o diretor geral da Santa Casa.
Quem quiser ajudar com doações, é necessário acessar o site da Santa Casa ou ligar no (16) 3303-2986.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line