Saiba o que é um consórcio e como participar


O Sistema de Consórcios é uma modalidade acessível e fácil de compreender O que é um consórcio e como participar
Divulgação
O consórcio pode ser uma modalidade fácil e econômica para quem deseja adquirir um bem ou serviço. Com este crédito colaborativo o participante contribui mensalmente para a formação desta grande poupança.
O Consórcio também é conhecido como “a arte de poupar em grupo”, já que se trata da união de pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo objetivo de adquirir bens ou serviços. Uma das definições dadas é também autofinanciamento ou crédito colaborativo, uma vez que é financiado pelos próprios integrantes do grupo. Todos contribuem mensalmente (ou conforme estabelecido em contrato) para a formação de uma espécie de grande poupança. E é este “fundo comum” que é utilizado por todos os participantes para a aquisição do bem. No tempo definido no contrato, que pode ser mensal ou variar, um ou mais consorciados são contemplados com uma carta de crédito, por meio de sorteio ou lance, e assim podem adquirir o produto.
No sorteio, todos os participantes do grupo concorrem em igualdade ao direito de utilizar o crédito, independentemente do número de prestações que tenham sido pagas. A contemplação pode acontecer do primeiro ao último mês. Já na modalidade de lance, o consorciado aumenta suas chances de contemplação fazendo a oferta de um valor que será abatido no saldo devedor. Mas assim como no sorteio, não é possível garantir qual lance será contemplado, pois depende da oferta dos demais participantes. Essas regras de oferta e apuração variam entre os grupos e devem constar no contrato de adesão.
Como participar de um Sistema de Consórcios?
O primeiro passo é procurar uma administradora de consórcios que funcione de forma regular, ou seja, autorizada pelo Banco Central do Brasil. É possível verificar se uma administradora possui essa autorização diretamente no site do Banco Central do Brasil. Uma vez que a administradora for escolhida, basta verificar se ela tem planos disponíveis para o serviço ou bem desejado. É importante lembrar que os planos devem se adequar às possibilidades financeiras durante todo o tempo de duração, e não apenas na hora da contratação.
Alguns itens que merecem atenção na hora de assinar o contrato:
– Descrição do bem ou serviço e preço;
– Prazo de duração do plano e o número máximo de consorciados do grupo;
– Garantias que você deverá apresentar para utilizar o crédito ao ser contemplado;
– Garantias para retirada quando ocorrer a contemplação
– Periodicidade de realização da assembleia geral ordinária;
– Critérios de atualização do crédito;
– Todas as condições prometidas pelo vendedor.
Para quem está em busca de um consórcio, o Sicredi oferece segurança e diversos benefícios. Sendo a sexta maior administradora do país, tem taxas diferenciadas comparadas ao mercado. Os grupos são construídos de forma ágil e a carta de crédito é aceita em todo o território nacional. Quem escolhe o Sicredi tem ainda a facilidade do débito em conta e baixo índice de inadimplência, que garante a saúde financeira e contemplações acima da média do mercado. Além disso, o Sicredi preparou mais uma condição especial: até dezembro de 2020 os associados que adquirirem uma cota de consórcio terão desconto de até 20% na taxa de administração. Para saber mais e conhecer os Consórcios Sicredi, basta acessar o portal https://www.sicredi.com.br/consorcios/ ou conversar com o seu gerente.
Leitores On Line