Saiba como o Dia dos Pais é comemorado pelo mundo

Confira como foi escolhida a data desta celebração em outros países

Na Alemanha é celebrado 40 dias após o domingo de Páscoa, no feriado de Christi Himmelsfahrt
Na Alemanha é celebrado 40 dias após o domingo de Páscoa, no feriado de Christi Himmelsfahrt

(Foto: Pexels, banco de imagem)

O Dia dos Pais no Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto. Países da Europa, como Portugal e Espanha, já comemoram no dia 19 de março, mesmo data em que a igreja católica homenageia São José. Mas em boa parte do mundo a celebração acontece no terceiro domingo de junho, como nos Estados Unidos, por exemplo.

A história conta que a origem do Dia dos Pais ocorreu há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão para seu pai, o rei babilônico Nabucodonosor, desejando sorte, saúde e longa vida. Tradição que permaneça até hoje, já que a data é marcada por encontros de família, presentes e principalmente a troca de carinho e afeto entre pais e filhos.

Confira quando e como é celebrado o Dia dos Pais pelo mundo

Dia dos pais na Alemanha

O dia é celebrado 40 dias após o domingo de Páscoa, que segundo a fé cristã é quando Jesus ascendeu aos céus. Na Alemanha a data é um feriado (Christi Himmelsfahrt), sendo assim, o Dia dos Pais, mesmo não sendo um feriado, é comemorado em um.

Dia dos Pais em Portugal, Angola, Espanha, Itália, Suíça italiana, Cabo Verde, Andorra, Moçambique, Listenstaine, Guiné-Bissau, Bolívia, São Tomé e Príncipe, Bélgica

Em alguns países com tradição católica a data é celebrada em 19 de março, dia em que a igreja homenageia São José, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus.

Dia dos pais nos EUA, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul

Em 19 de junho de 1910, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear seu pai, um veterano da guerra civil que ficou viúvo e criou os seis filhos sozinhos. Sonora conseguiu em 1966, que o terceiro domingo de junho fosse oficialmente escolhido como Dia dos Pais.

Em alguns países, assim como no Brasil, a data é bastante comercial
Em alguns países, assim como no Brasil, a data é bastante comercial

(Foto: Pexels, banco de imagens)

Dia dos Pais na Tailândia

O Dia dos Pais na Tailândia é celebrado no dia 5 de maio, data do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej, reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido à crença budista, ele ficou no trono por 70 anos, até sua morte, em 2016.

DIa dos Pais no Oriente Médio

Síria, Líbano, Egito e Jordânia são alguns países da região onde o Dia dos Pais é celebrado no solstício de verão, em 21 de junho.

Dia dos Pais no Irã

No 13º dia do Rajab, o sétimo mês do calendário islâmico, é celebrado o aniversário do Imam Ali, primo de Maomé, que teria sido o primeiros a aceitar as mensagens do profeta. Os iranianos se reúnem em mesquitas para celebrar Imam Ali e também homenageiam os pais.

Dia dos Pais em Taiwan

Curiosamente a população adotou o 8 de agosto, pois em mandarim a pronúncia da palavra pai é parecida com a do número oito e da palavra agosto.

Dia dos Pais na Austrália e na Nova Zelândia

A população comemora o Dia dos Pais no primeiro domingo de setembro. A data, assim como no Brasil, é bastante comercial, um dos motivo de ser nesta data, já que é o início da primavera, onde as temperaturas estão mais amenas.

Dia dos Pais na Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia

Nesses países a celebração acontece no segundo domingo de novembro.

Dia dos Pais na Rússia

Em 23 de fevereiro é celebrado o Dia do Defensor da Pátria, membros das Forças Armadas russas são homenageados e os pais também.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line