Restam apenas duas vagas de UTI pra covid na região

Leitos do centro de Covid-19 de Balneário Camboriú lotaram na manhã de hoje

A ocupação dos leitos de UTI pra tratamento de covid-19 nos hospitais de Itajaí e Balneário Camboriú se agravou ainda mais nesta sexta-feira. Nesta manhã, eram apenas dois leitos livres no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Em Balneário Camboriú, o centro Municipal de Tratamento de Covid-19, lotou, após as duas últimas vagas serem ocupadas. No hospital da Unimed, os 19 leitos de UTI lotaram na noite de quinta-feira e seguem ocupados.

A taxa de ocupação no Marieta chegou a 96%, com 48 dos 50 leitos de UTI Covid ocupados, conforme o boletim das oito horas de sexta-feira. O hospital informou que, no caso de lotação, seria feita a regulação pela busca de leitos disponíveis em outras unidades no estado, prevendo a transferência de pacientes. Em Balneário Camboriú, os 26 leitos de UTI do centro de Covid-19 lotaram com pacientes da cidade e de municípios vizinhos, como Camboriú, Itapema e Bombinhas. A prefeitura prevê seis novos leitos no hospital Ruth Cardoso.

Em nota, o estado informou que a situação é avaliada e confirmou que há previsão de ampliar os leitos na região, “dependendo da manifestação das unidades sobre a possibilidade de abertura”. O governo estadual ainda ressaltou que estão “sendo definidos os detalhes pra viabilizar” a instalação de 40 novos leitos de UTI na nova ala do complexo Madre Teresa, junto ao hospital Marieta. A abertura foi prometida pelo governado Carlos Moisés (PSL) em visita a Itajaí no mês passado.

A previsão é que as obras da nova ala terminem no fim de semana, permitindo a instalação dos primeiros aparelhos, já recebidos pelo estado, a partir da semana que vem. Conforme a secretaria estadual de Saúde, os respiradores entregues esta semana ao hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Nova Trento, vão permitir a ativação de 10 novos leitos de UTI Covid a partir de 1º de agosto, servindo pra atender também as cidades da região da Amfri.

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.