Quarta-feira, 23 de setembro

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado. Vacina chinesa dá sinais positivos
A vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, não teve efeito colateral em 94,7% dos 50 mil voluntários que participaram dos testes na China. O governo de São Paulo divulgou os resultados de um estudo nesta quarta-feira. Apenas 5,36% dos participantes apresentaram reações adversas. As mais frequentes foram dores leves no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre moderada (0,21%).
O representante do laboratório na América do Sul, Xing Han, participou da entrevista coletiva em SP e disse que daqui a ‘um ou dois meses’ os resultados finais da fase 3 devem ser divulgados. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, reforçou que a eficácia da vacina só poderá ser comprovada após a conclusão da fase 3, que está sendo realizada no Brasil.
Mais uma vacina contra a Covid entra na fase final de testes
Evolução da pandemia
O Brasil registrou 906 mortes por Covid em 24 horas, ultrapassando a marca de 139 mil óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes segue estável: 699. O país tem mais de 4,6 milhões de casos confirmados da doença.
8,5% da população brasileira fez algum teste para Covid
Transmissão da Covid segue elevada na América Latina
Covid, gripe ou resfriado? Veja como diferenciar
Impasse no INSS
Mais um capítulo sobre as perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta quarta, a Justiça Federal suspendeu a volta ao trabalho presencial de peritos e o corte no ponto. A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu da decisão. Na semana passada, o governo determinou o retorno dos funcionários, mas a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) alega que as agências ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária. Enquanto isso, cerca de 8 mil perícias que estavam agendadas desde o início da reabertura das agências não foram realizadas, segundo informou o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira.
Fuga de investimentos
Nesta quarta, o Banco Central divulgou números que mostram uma queda dos investimentos estrangeiros no país, ao contrário do que o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, em discurso na Assembleia Geral da ONU. De acordo com o BC, os investimentos diretos no país somam US$ 22,841 bilhões no 1º semestre de 2020, uma queda de 26,6% na comparação com o mesmo período de 2019. É o menor valor para esse período em 11 anos. Segundo economistas consultados pelo G1, os motivos da fuga dos investidores seriam a instabilidade política, a preocupação com o futuro da situação fiscal e a crise de governança ambiental.
Ana Flor: governo aceita prorrogar desoneração de empresas
Guedes defende ‘tributos alternativos’ para ajudar a criar empregos
100 mais influentes
O presidente Jair Bolsonaro e o influenciador digital Felipe Neto são os únicos brasileiros na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020 elaborada pela revista ‘Time’. Na categoria ‘Líderes’, o perfil do presidente tem números negativos de seu mandato, como os dados da pandemia e das queimadas, mas também o apoio de 37% dos brasileiros. Já Felipe Neto aparece na categoria ‘Ícones’, com destaque para os seus 51 milhões de seguidores nas redes sociais.
Luto na música
Pioneiro do soul e do funk, Gerson King Combo morreu, aos 76 anos, em decorrência de uma infecção generalizada e de complicações da diabetes após ser internado no Rio de Janeiro. O cantor ficou conhecido com a música ‘Mandamentos Black’ e era chamado de ‘James Brown brasileiro’. Relembre a carreira.
Racionais, Thaíde e Simoninha homenageiam o cantor
Mauro Ferreira: King Combo, um rei que teve orgulho de ser negro
‘Houston, temos um problema’. Parece cena de filme, mas aconteceu com a Estação Espacial Internacional, que precisou fazer uma manobra para não colidir com restos de um antigo foguete japonês. Os escombros passaram a 1,39 km da estação, segundo a Nasa, e a órbita da Estação foi elevada por precaução. Os tripulantes chegaram até a se preparar para uma evacuação urgente. Leia mais.
Desemprego
12,9 milhões de brasileiros encerraram o mês de agosto desempregados. De acordo com o IBGE, são 2,9 milhões a mais do que o registrado em maio, o que corresponde a uma alta de 27,6% no período. Já a população ocupada no mercado de trabalho foi estimada em 82,1 milhões de pessoas, uma redução de 2,7% em relação a maio. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 13,6%, a maior no acumulado mensal desde então.
Dia do sorvete 🍨
Hoje é dia daquele geladinho que aquece o ❤ e refresca a alma. O Dia do Sorvete foi criado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes para promover as vendas do doce. Para celebrar a data, sorveterias de Brasília organizaram ações com brindes e promoções. No Amazonas, alunos desenvolveram um sorvete ‘químico’ (veja a receita). E, no Piauí, uma nutricionista criou um sorvete a partir dos frutos de mandacaru e xique-xique.