Proteção em 1º lugar: descobertos ‘dentes’ nos olhos de tubarão-baleia (FOTOS)

Tubarão-baleia (imagem referencial)

Tubarão-baleia, que é o maior peixe do mundo e que vive principalmente em águas perto da linha do Equador, se adaptou ao habitat usando olhos semelhantes a dentes, descobriu uma pesquisa publicada na revista PLOS ONE.

Segundo estudo realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Churashima em Okinawa, Japão, a espécie, chamada Rhincodon typus, é capaz de retrair seus olhos nas órbitas de 3,3 centímetros a 2,8 centímetros (de 50,4 a 49,8% do diâmetro do globo ocular) em menos de um segundo.

A equipe relatou que os olhos do tubarão-baleia, sem pálpebras, sofrem frequentes lesões por causa de objetos à deriva, fazendo com que fossem desenvolvidos dentículos oculares ao redor da íris que lhes proporcionam proteção.

Esses olhos diferem em sua morfologia e função dos dentículos dérmicos que estão distribuídos ao longo do corpo da Rhincodon typus, que protegem a pele da fricção dentro d’água.

O fato de terem desenvolvido tal habilidade “parece sugerir a importância da visão nesta espécie”, concluem cientistas, apesar de anteriormente se acreditar que a visão não era tão importante para tubarão-baleia.

COM AGÊNCIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.