Propaganda eleitoral

O advogado Nelson Zunino Neto, de São João Batista, acaba de lançar o livro “Tempo Mínimo de Propaganda Eleitoral em Rádio e TV — Por Um Jogo Justo” pela Editora Habitus. Profissional destacado no Vale do Rio Tijucas há mais de 20 anos, e pós graduado em Direito Eleitoral e Político, ele se envolveu com o tema quando foi presidente estadual da Rede Sustentabilidade, entre 2017 e o início deste ano, e passou a desenvolver estudos e argumentos sobre o que considera um direito do eleitor.

“Entendo que a propaganda faz parte do direito à informação, não apenas do candidato em se apresentar, mas muito mais do eleitor, que tem direito de conhecê-lo e conhecer suas ideias. E sem essa informação o processo democrático não está completo, já que a democracia verdadeira é mais do que possibilitar o voto: é franquear o voto livre, consciente, com base em informação”, justifica Zunino Neto ao Correio Catarinense. A obra está à venda na Amazon, por R$ 43,90.

Uma mensagem de áudio disseminada no WhatsApp alarmou a população canelinhense nesta manhã. Na gravação, uma mulher diz que “Canelinha, a partir de hoje, receberia pacientes do Hospital de Azambuja infectados com coronavírus em estado de pouca gravidade”.

A diretora da Fundação Municipal Hospitalar de Canelinha, Vanderléia Rosa, tratou a informação por fake news e pontuou que “a referência do município para transferências é Florianópolis”. A prefeitura reiterou, ainda, que tem mantido uma comunicação transparente e constante com a população pelos veículos oficiais, e pediu que notícias de procedência desconhecida ou duvidosa não sejam divulgadas nas redes.

Os rumores sobre a suposta decisão do PP neotrentino de concorrer em chapa pura na eleição majoritária, publicados no jornal Correio Catarinense de São João Batista semana passada, foram rechaçados ontem pelo presidente municipal da legenda, Jucelino Chini. De acordo com o periódico batistense, o diretório progressista teria se reunido secretamente para sentenciar o rompimento com o PSDB e definir os nomes de Maxiliano de Oliveira (PP) e Josemar Franzoi (PP) como respectivos pré-candidatos a prefeito e vice no projeto governista.

Em entrevista ao jornal O Trentino de Nova Trento, Chini garantiu que a informação não procede, e que “a coligação vitoriosa que elegeu Gian Francesco Voltolini (PP) e Jaison Marchiori (PSDB) em 2016 continua forte”. O presidente do PP projetou, ainda, que a aliança com os tucanos deve se manter “não apenas nas eleições deste ano, mas também nas seguintes”.

Notícia do colunista Raul Sartori, de Nova Trento, que recentemente passou a escrever para o Notícias do Dia de Florianópolis, diz que “quem está muito feliz com a famigerada TPA (Taxa de Preservação Ambiental) em Bombinhas e Governador Celso Ramos são os vereadores dos respectivos municípios”. O jornalista afirma que “todas as pessoas que trabalham nos postos de cobrança foram indicações deles; e que seriam amigos, parentes, cabos eleitorais…”.

Mero reprodutor da informação, o Blog, que está ligado em tudo e em todos na região, não confirma e nem sustenta o dito.

Um dos emissários da esperança para o município, o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) volta atrás e nega que tenha informado à população, em coletiva de imprensa na prefeitura de Tijucas, semanas atrás, que a ordem de serviço para a instalação da penitenciária na cidade havia sido suspensa.

O parlamentar, que chegou à Capital do Vale com uma notícia bombástica na bagagem, capaz de motivar um encontro de emergência da mídia no primeiro gabinete do paço, diz, agora, que veio apenas “assumir a briga junto com o prefeito, em defesa do povo de Tijucas” embora os veículos e profissionais de imprensa participantes da coletiva houvessem, todos, registrado os termos “revogação da ordem”, “suspensão da obra” e “cancelamento”.

Ao blog, Rodrigues garantiu que está tentando contato com o governador Raimundo Colombo (PSD) “para ver se ele vai manter essa posição, de contrariar a vontade popular, de desrespeitar o prefeito” e que está “ao lado do povo de Tijucas”.

O vereador Juarez Soares (PPS) contesta a informação, publicada ontem no blog, de que o colega de parlamento Fernando Fagundes (PMDB) – membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira – não tinha ciência da audiência pública sobre o quadrimestre financeiro do Executivo municipal, sexta-feira (24 de fevereiro), na Câmara Municipal de Tijucas; e apresenta ofício de convocação do prefeito Elói Mariano Rocha (PSD) e do secretário de Administração e Finanças do município, Helio Gama, assinado pelos três integrantes da comissão.

Questionado pelo colunista, Fagundes explica que, embora tenha assinado o documento, não conhecia os detalhes do trâmite e não participou da reunião por falta de informações. E diz, inclusive, que sua presença na sessão, por todos os equívocos do processo, seria irrelevante; uma vez que, segundo o vereador, sequer o prefeito e o secretário de Administração e Finanças, personagens indispensáveis na audiência, participaram do ato.

Alguns tijuquenses juram que ouviram o jornalista Graciliano Rodrigues informar, quinta-feira (26), no Jornal do Meio-Dia, na RIC TV Record, que o Grupo Portobello saiu-se vitorioso na contenda judicial contra a Autopista Litoral Sul, e que o acesso ao parque fabril da Cerâmica Portobello voltaria imediatamente ao sistema de mão dupla.

O blog decidiu checar, e contatou o departamento de comunicação da Portobello, que, de pronto, negou a informação. De acordo com a jornalista Juliana Peixoto, que intermedeia os contatos com a imprensa, os advogados da empresa garantiram que não há, ainda, qualquer deliberação da Justiça para o caso.

“A ala do ex-prefeito Elmis Mannrich comemora antecipadamente a vitória, anunciando pelo menos 14 votos a mais que o prefeito Valério Tomazi na convenção do PMDB de Tijucas”, publicou o colunista em 12 de abril, no blog e sob o título “Noves fora“, reiterando a tese de que um noticiarista sem fontes morre de fome.

Não à toa a mosca morre e, em consequência dessa precisão, este canal de informação e interação segue mantendo os seus bem-vindos e venturosos três milheiros de visitantes diários.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line