Procon de Florianópolis solicita explicações da Casan sobre aumento em contas de água

Órgão solicita perícia após reclamações de consumidores que alegam acréscimo abusivo nos valores

Consumidores questionam valores das contas de água
Consumidores questionam valores das contas de água

Motivado por reclamações de consumidores, o Procon de Florianópolis protocolou junto à Casan um pedido de explicações acerca de possível aumento abusivo em contas de água. O órgão municipal reuniu documentos de pelo menos 20 cidadãos que questionam os valores cobrados. O objetivo é solicitar uma revisão dos casos por parte da estatal catarinense.

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— Verificamos uma discrepância muito grande especialmente entre março e abril, quando houve a troca do cálculo e também a troca da empresa contratada pela Casan para a realização da leitura. Tem muitos casos de aumentos totalmente abusivos, que podem ser decorrentes de vazamento ou de falha na leitura. Isso precisa ser comprovado ao Procon de Florianópolis para chegarmos a um consenso e não haver prejuízo ao consumidor da Capital — pontua Tiago Meurer, superintendente do órgão municipal.

No mês de junho, mais de 100 reclamações de aumento abusivo nas contas de água foram recebidas pelo Procon de Florianópolis. Parte destas demandas tiveram sequência durante os dois dias que o órgão esteve aberto ao público, antes de novo decreto de restrição de atividades na Capital. Com a entrega da documentação à Casan, a expectativa é por uma resposta em até 10 dias.

— Apesar do Procon ter ficado aberto ao público em apenas dois dias, neste período conseguimos abrir quase 20 reclamações destes casos e nesta semana protocolamos junto à presidência da Casan a documentação dos processos. Esperamos que num prazo de 10 dias a Casan entre em contato com o Procon com a perícia caso a caso e a justificativa da possibilidade ou não de negociação com cada consumidor — completa Meurer.

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Sem atendimento ao público, o Procon de Florianópolis, vinculado à prefeitura municipal, recebe demandas de forma virtual. Os consumidores podem entrar em contato através do telefone (48) 3131-5300. Outra possibilidade é enviar a reclamação por e-mail para fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br.

Com Agências

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