Problema identificado: saiba o que causou mau cheiro e gosto ruim na água de Joinville

Desde a semana passada, moradores de vários bairros de Joinville reclamam do gosto forte e do cheiro ruim da água que vem da rede de abastecimento na cidade. Segundo eles, a água tem gosto de barro e é impossível tomá-la ou cozinhar com o líquido que sai das torneiras.

No sábado, a Companhia Águas de Joinville, responsável pelo abastecimento de água no município, identificou a origem do problema. Segundo o gerente de água, Jean Tragibo de Campos, o gosto e o cheiro forte têm relação com a formação de algas no rio Cubatão, que abastece 65% da cidade.

Origem do problema são algas no rio Cubatão – Foto: Divulgação/ND

“Nós estamos vivendo um período de estiagem bem crítico no Sul do Brasil e isso fez com que o rio Cubatão atingisse um nível nunca antes atingido. Durante o dia, principalmente com o sol e o calor, a gente tem a floração de algas e são essas algas que causam o cheiro e o gosto forte”, explica.

Outro fator que também favorece a proliferação de algas, segundo Jean, é a urbanização acima do rio. “Há áreas de agricultura onde são lançados mais nutrientes no rio e esses nutrientes também causam a floração de algas”, diz. 

Para resolver o problema, a companhia está aplicando carvão ativo pulverizado na água que chega à Estação de Tratamento do Cubatão, já que esse material absorve o gosto e o odor ruins.

Com isso, o gosto e o cheiro da água devem estar suavizados ainda hoje e devem desaparecer totalmente no decorrer da semana. De acordo com Jean, todos os testes de potabilidade foram feitos e a água é própria para o consumo.