Primavera: planta nativa do Brasil conquistou o mundo


Espécie conhecida também como buganvília é cultivada como cerca viva e até bonsai; colorido não é das flores mas sim das folhas. Primavera tem explosão de cores em diferentes tons, a rosa é a mais conhecida

A explosão de cores é o que mais chama atenção nessa espécie. A mais famosa delas é a que apresenta tons vibrantes em rosa, quase roxo, mas ainda existem outras variedades. Para quem gosta de colorido, esta é a planta ideal, podendo ser encontrada com tonalidades em branco, rosa claro e laranja quase avermelhadas.
Essa diversidade se dá pelo fato de existirem diferentes espécies e até híbridos desta planta nativa do Brasil, mas especificamente da região Nordeste.
Este arbusto ganhou o nome de uma estação principalmente por gostar de calor e esbanjar toda a sua beleza nos meses mais quentes. Mas atualmente esta realidade vem se modificando, afinal graças ao cruzando das espécies a planta tem se adaptado a ambientes distintos, inclusive mais frios. E por isso, é comum ver o colorido da primavera no outono e no inverno.
Cor rosa pertence à folha modificada e não a flor da espécie
Terra da Gente
Em cada região a planta recebe um apelido. É nomeada também como pataguinha, flor-de-papel, ceboleiro e buganvília, termo que faz referência ao nome científico e que remete ao seu descobridor, Louis Antoine Bougainville, um francês que realizou uma expedição ao Brasil em meados de 1790. Ele foi o responsável por levar a espécie à Europa e, consequentemente, ropagá-la pelo mundo todo.
A primavera é uma planta versátil, usada como cerca viva para cobrir muros, garagens e também em caramanchão. Pode atingir até os 5 metros mas também se tornou miniatura sendo possível criá-la dentro de casa e apartamentos como bonsai.
Uma curiosidade deste arbusto é que o colorido não vem das flores e sim de folhas modificadas naturalmente, denominadas brácteas. Acredita-se que o colorido seja uma forma de atrair insetos polinizadores, já que a flor desta arvoreta é minúscula, possui menos de 1 centímetro.
A espécie é cultivada por estacas, já que não possui sementes. Em floriculturas é fácil encontrar mudas de primavera. Deve ser plantada em um lugar que fique iluminado pelo sol praticamente o dia todo. Esta planta não exige muitos cuidados
Espécie pode ser cultivada como cerca viva e até bonsai

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.