Previsão de mais vento e ressaca no litoral

Há chances de ventos mais fortes durante a manhã desta quarta-feira, segundo o alerta da  Defesa Civil do estado – aqui no litoral o vento deve começar a soprar forte por volta das 9 horas da manhã e segue até o início da tarde.

De acordo com a previsão do tempo, o deslocamento do ciclone extratropical em direção ao oceano deixa condições de rajadas muito fortes, podendo passar dos 100 km/h na faixa que vai do centro do estado rumo ao litoral. Os ventos diminuem a intensidade a partir do final da tarde.

A Defesa Civil explicou que as rajadas de terça-feira, estavam associadas à passagem de uma frente fria junto com o ciclone extratropical, que formou uma grande área de instabilidade, com várias tempestades juntas.

Já as novas rajadas previstas pra essa quarta-feira são relacionadas ao deslocamento desse ciclone em direção ao mar. Apesar dos ventos poderem passar dos 100 km/h de pico, as velocidades médias das rajadas devem ficar entre 30 e 50 km/h. Nas regiões Oeste e Planalto Norte, as rajadas podem atingir de 60 a 89 km/h. Em Itajaí, são previstas rajadas de até 70 km/h, segundo o laboratório de Climatologia da Univali.

O mar fica agitado ao longo da costa, principalmente no litoral sul e região de Florianópolis, com ondas de até quatro metros. Também existe risco de alagamentos costeiros devido à maré alta entre a manhã de quarta e quinta-feira em toda a costa catarinense. Após a passagem do ciclone, uma onda de frio intenso passa a atuar em Santa Catarina, derrubando as temperaturas até sábado.

COM AGÊNCIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.