Presidente do INSS faz inspeção em agência da Previdência Social no DF


Perícia está suspensa em todo país. Secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira informou que serviço deve ser retomado nesta quinta-feira (17). Fachada da agência do INSS no DF, em imagem de arquivo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Leonardo Rolim Guimarães participou de uma inspeção, na manhã desta quarta-feira (16), em uma agência no Distrito Federal. As unidades reabriram nesta segunda (14), em todo país, mas sem o serviço de perícia (entenda abaixo).
Enquanto os profissionais da saúde acusam o INSS de não terem feito as adaptações necessárias nas agências para receber os segurados, em ambiente que gera aglomeração e tem público em grande parte idoso, o órgão aponta que os peritos pedem melhorias que estariam além do escopo de prevenção da Covid-19.
Durante a visita, o secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, informou que os protocolos de segurança estão sendo cumpridos e a volta dos serviços deve ocorrer nesta quinta-feira (17). 
“Cometemos um erro, porque a primeira inspeção não teve a participação do INSS. Alguns itens, como álcool em gel,  já estavam adquiridos no ambiente da agência,  mas não estavam visíveis”, disse. 
A primeira visita foi realizada pela secretaria de Previdência e a Associação Nacional dos Médicos Peritos. Já  na inspeção realizada nessa manhã, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram colocados em cima das mesas de atendimento. 
A associação que representa a categoria não compareceu a visita desta quarta, mas segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, a entidade já foi comunicada de que “o protocolo está sendo seguido”. 
“Feita a inspeção, amanhã tem que voltar”, disse Bruno.
Esta reportagem está em atualização
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Leitores On Line