Ponte Hercílio Luz será reaberta para carros; veja os horários liberados

Passagem de veículos leves, com mais de um passageiro, será liberado a partir da próxima segunda-feira (14)

A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, vai passar por mais uma fase de testes.  O tráfego de veículos particulares de passeios será liberado a partir da próxima segunda-feira (14), das 11h às 19h.

Confira os horários permitidos para a passagem de carros na Ponte Hercílio Luz – Foto: Anderson Coelho/ND

Vale ressaltar que será permitida a passagem de carros compartilhados com dois ou mais passageiros. Ou seja, não será permitido veículos com apenas um passageiro em nenhum horário.

Nos demais horários, das 19h às 11h, será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circularem nos demais horários.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, explica que a alteração se deu em consequência dos furtos dos cabos de cobre da iluminação, tanto da funcional quanto da cênica, que ocorreram no último mês.

“Os furtos comprometeram a iluminação funcional, deixando metade da ponte sem luz, mais especificamente na região continental, e também o andamento da obra de instalação da iluminação cênica. Estamos trabalhando para solucionar essas situações e avaliamos que, durante esse período de testes do tráfego de veículos de passeio, o ideal é operar somente com veículos compartilhados, considerando o impacto que deverá gerar no trânsito das cabeceiras e também para garantir a segurança dos usuários”, complementa.

Nos finais de semana a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de veículos. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

A definição dos horários foi realizada após avaliações da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade), juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Guarda Municipal da Capital.

Ponte volta a ser liberada para carros após 38 anos

Inaugurada em 1926, a Ponte Hercílio Luz precisou ser interditada totalmente para veículos e passageiros no início de 1982, devido a decomposição de diversas barras de olhal, principal estrutura da ponte.

A estrutura chegou a ser reaberta parcialmente em 1988 para o tráfego de pedestres, motocicletas e bicicletas. No entanto, uma nova interdição total foi relizada, em 1991. A sonhada reforma da Ponte Hercílio Luz saiu no fim de 2017.