Tuesday, 04 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Plataforma digital, voltada para a Educação Básica, oportuniza acesso à educação em tempos de aprendizagem remota



Parceria e o empenho comum levam aos municípios da região noroeste de São Paulo tecnologia para a continuidade das aulas com as soluções da Escalier. Plataforma virtual Escaledu está sendo utilizada em 45 escolas

O distanciamento social, como consequência da pandemia da COVID-19, obrigou as escolas do País, e do mundo, a interromperem suas atividades presenciais e, por conseguinte, a reorganizarem seus projetos pedagógicos. Diante a situação, as secretarias de educação têm mobilizado seus professores para mudanças estratégicas necessárias ao momento, e o maior desafio está em possibilitar o acesso aos saberes escolares em atividades remotas.
Nessa situação, a trajetória escolar enfrenta um momento de profundas mudanças, contínuo trabalho colaborativo e urgência de apoio.
‘Saberes em Ação’
Para apoiar escolas e seus municípios, no mês de maio, a empresa Escalier Soluções Educacionais, em parceria com o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE), iniciou o projeto Trilhas: Saberes em Ação.
O objetivo era levar para a comunidade escolar a plataforma Escaledu, voltada para a educação básica, e oportunizar mais caminhos, além de garantir a continuidade dos estudos de milhares de crianças e adolescentes da região, no uso de ambiente personalizado.
“A Educação do Município de Votuporanga, junto ao Arranjo do Desenvolvimento Educacional do Noroeste Paulista, em parceria com a Empresa Escalier, vivendo um momento completamente inusitado e incerto, busca articular, apoiar e coordenar ações para o desenvolvimento de territórios colaborativos e fortalecer a capacidade de atuação dos gestores, contribuindo com a melhoria da qualidade da educação em meio a pandemia, proporcionando aos envolvidos no processo de ensino, ainda que remoto, qualidade e eficácia por meio das plataformas digitais”, afirmou Marcelo Batista, secretário municipal de Votuporanga e coordenador executivo do ADE Noroeste Paulista.
Escaledu oferece um ambiente personalizado de aprendizagem para cada escola
Escalier/Divulgação
A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, que também adotou a plataforma Escaledu, complementou ressaltando os desafios que a pandemia trouxe para o âmbito educacional.
“A pandemia e a consequente e abrupta suspensão das aulas presencias trouxeram inúmeros desafios para a rede pública de ensino, o primeiro deles se refere a necessidade e responsabilidade em manter os estudantes estudando e aprendendo, próximos à escola, ainda que não fisicamente. Numa ação de parceria e colaboração horizontal, entre a ADE e as Secretarias de Educação, conhecemos a equipe da Escalier, que rapidamente nos ofertou a possibilidade de acesso e uso da Plataforma na Rede Municipal de Ensino de Araraquara e ainda tem proporcionado a qualificação e formação das equipes pedagógicas da secretaria e das escolas.”
Plataforma Escaledu
Atualmente, o portal virtual de aprendizagem Escaledu atende mais de 45 escolas, 15 mil alunos e 900 docentes. O ambiente permite à equipe pedagógica a organização da nova rotina de aulas, em um ambiente seguro e preparado para o encontro entre professores e seus alunos. Entre os recursos, há milhares de jogos educativos, nas áreas do conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e mais disciplinas e projetos.
Para a organização da trajetória de estudos, a ferramenta virtual possibilita ao professor selecionar jogos pedagógicos por ano/série e agendar a data e o horário de cada conteúdo de aprendizagem. Também dispõe de fórum (atividades colaborativas e apoio aos familiares) e ferramentas para trabalhos individuais e incentivo à produção textual. As práticas são registradas automaticamente e a gestão pedagógica e seus professores acompanham o desempenho dos alunos.
Plataforma Escaledu oferece diversos desafios e jogos educativos

Na atenção às necessidades dos municípios, são realizados encontros on-line, no uso de serviços de conferência remota, para implantação, reflexões sobre estratégias e práticas conjuntas. O caminho de apoio se faz importante, pois a equipe pedagógica necessita de ajuda neste momento complexo e antes impensado para os afazeres pedagógicos.
Para a gestão de Araraquara, “considerando este momento absolutamente singular para a escola pública e o incerto retorno presencial dos estudantes à escola, uma das certezas que se tem hoje é a de que vamos continuar precisando, e muito, das plataformas digitais e estamos certas de que a plataforma Escaledu irá proporcionar maior qualidade para a educação municipal mediada por tecnologia, além de contribuir para que professores e alunos fiquem mais próximos, desenvolvam o trabalho colaborativo e a interatividade, além de agregar múltiplas possibilidades de ensino e aprendizagem”.
Ferramenta virtual possibilita ao professor selecionar jogos pedagógicos por ano/série

A Educação Infantil e as atividades pedagógicas em casa
Em complementação ao portal educacional Escaledu, no olhar especial para a Educação Infantil, também é disponibilizado o material “Me conta uma história?”, para apoio aos professores e familiares em atividades em casa, com os pequenos da Primeiríssima Infância. Na atenção à faixa etária, valoriza-se as práticas concretas, desenhos, brincadeiras, jogos entre outros.
O material nasceu da colaboração entre a Escalier (com sua equipe pedagógica) e a rede de ensino de Votuporanga, no incentiva às especiais interações entre as crianças e os adultos, para a ampliação do repertório linguístico, conhecimento de mundo e na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Até o momento, 4.370 crianças, e seus familiares, foram contemplados.
Como explicado por Marcelo Batista, “A Secretaria Municipal Educação da Prefeitura de Votuporanga, junto ao Departamento de Educação Infantil e Comitê Técnico Gestor de Atividades Escolares, desenvolveu material didático para alunos da Educação Infantil em parceria com a empresa Escalier. O material, distribuído em julho, tem como objetivo garantir o direito à aprendizagem. Esse é um trabalho que contribui para que a Educação remota atinja 100% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino”. E continua:
“É um trabalho realizado para que a gente possa contemplar todos os alunos, tendo em vista aqueles que não possuem acesso à internet. Este material é destinado para alunos do Berçário até a Pré-Escola II. Essa é mais uma das ações de sucesso da Secretaria Municipal da Educação para os alunos regularmente matriculados na Educação Infantil.”
A parceria entre a Escalier Soluções Educacionais e o ADE continuará, em compromisso mútuo com a qualidade da educação e em busca de caminhos de apoio aos professores, alunos e seus familiares. Neste momento complexo de nossas vidas, o trabalho colaborativo se faz essencial, em força comum para transpor as dificuldades.
Leve a Escaledu para a sua escola
Criada por profissionais com anos de experiência em ensino e editorial de conteúdo didático, a Escalier traz diversas soluções educacionais, seja por material impresso e/ou aprendizagem não presencial (atividades remotas), com conteúdos dinâmicos e de fácil acesso. Acesse nossos canais oficiais para saber mais.
Site: www.escalier.com.br
Redes sociais: Facebook | Instagram

Obter novas postagens por e-mail:

Cadernos

Confira…



Fale conosco
redacao@jornaltijucas.com.br 
+554833330097

 

Leitores On Line

 

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE