Plano São Paulo faz times com mando de campo disputarem partidas longe de casa na volta do Paulistão

Inter de Limeira e Oeste na Arena Corinthians? Guarani e São Paulo na Vila Belmiro? Com a restrição de locais autorizados a receberem partidas de futebol em São Paulo, devido à pandemia do novo coronavírus, a tabela com as rodadas finais da primeira fase do Campeonato Paulista tem cenários inusitados.

A condição dada pelo governo do estado de São Paulo à Federação Paulista de Futebol (FPF) para a volta da competição, a partir da próxima quarta-feira (22), é realizar partidas somente em cidades que estejam, ao menos, na fase amarela do Plano São Paulo – que é o projeto para flexibilização da quarentena. O Plano tem cinco etapas: quanto mais avançada, menor a restrição.

Até o momento, somente a cidade de São Paulo, a maior parte da região metropolitana da capital, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira se encontram na fase amarela, que é a terceira das etapas.

Apenas Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Oeste (Barueri) e Água Santa (Diadema) poderão realizar as partidas em seus estádios nas duas rodadas que fecham a primeira parte do torneio – o Santo André também teria a condição, mas o estádio local é utilizado como hospital de campanha. A presença de público está vetada.

Os demais times terão que atuar longe de casa, mesmo quando mandantes. O Ituano, por exemplo, faz o jogo que marca a volta do futebol paulista contra a Ferroviária, no Canindé, casa da Portuguesa. A Ponte Preta, sem poder jogar em Campinas, receberá o Novorizontino na Arena Barueri. E o que dizer de Botafogo e Guarani? A equipe de Ribeirão Preto mandará a partida do próximo dia 23, uma quinta-feira, em São Bernardo do Campo, a mais de 330 quilômetros de sua cidade.

Na última rodada, em seis dos oito jogos, os clubes mandantes estarão longe de casa. Como o Plano São Paulo é reanalisado a cada 14 dias, a nova revisão, a princípio, será no dia 24, uma sexta-feira, valendo a partir do dia 27, uma segunda. Dois dias depois, portanto dia 29, começa o mata-mata do Estadual.

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.