Pernambuco atinge metas do Ideb 2019 no ensino fundamental; desempenho no ensino médio fica abaixo do esperado


Meta para o ensino médio era de 4,6, somando o desempenho de escolas públicas e particulares, mas o estado obteve 4,5. Dados foram divulgados nesta terça-feira (15). Sala de aula em Pernambuco
Secretaria da Educação de Pernambuco/Divulgação
Apesar de Pernambuco superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 para o ensino fundamental, o desempenho ficou abaixo do esperado no ensino médio, o que mostra que a aprendizagem e a aprovação dos estudantes ainda têm menor desempenho conforme os alunos avançam no sistema de ensino. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15).
Nacionalmente, os números do Ideb 2019 também mostraram que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.
O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática (veja mais no fim desta reportagem).
Em Pernambuco, a meta para o ensino médio em 2019 era de 4,6, somando o desempenho de escolas públicas e particulares. O estado, no entanto, obteve 4,5. Pernambuco não atinge as metas para o ensino médio desde 2017.
Já a meta nacional a ser cumprida em 2019, somando escolas públicas e particulares, era 5, mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi inferior a isso: 4,2.
Nos anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano), o desempenho de Pernambuco foi de 5,5, levando em conta o desempenho de escolas públicas e privadas. O número superou a meta de 5,2 para 2019 e atingiu a meta projetada para 2021, de 5,5.
Nos anos finais do ensino fundamental (até o 9º ano), o desempenho das escolas públicas e privadas de Pernambuco em 2019 foi de 4,8. O número superou as projeções de 2019, de 4,5, e de 2021, de 4,7.
Se considerados todos os anos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas em privadas em Pernambuco, o estado atingiu 5,5, superando a meta para 2019, que era de 5,2.
Como o Ideb é calculado?
O Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores:
Índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar;
Notas em provas de português e de matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.
O que os alunos de ensino médio sabem de matemática e português?
Analisando as médias nacionais do Saeb, conclui-se que o Brasil está nos seguintes patamares de conhecimento:
Matemática: os alunos são capazes de resolver operações básicas, reconhecer proporções, associar uma tabela a um gráfico e fazer progressões aritméticas. Não conseguem, em geral, determinar probabilidade, calcular porcentagem, resolver uma expressão algébrica ou analisar formas geométricas.
Português: os estudantes têm habilidade para reconhecer uma opinião explícita em um artigo ou um tema de uma crônica, interpretar tirinhas e inferir o sentido de uma palavra em uma música. Apresentam dificuldade em identificar argumentos nos textos, reconhecer relações de causa e consequência, compreender ironia ou humor e detectar a informação principal em reportagens.
Como o Ideb é divulgado?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o Ideb de cada escola, município e estado. Além de calcular as médias, o órgão detalha o desempenho das redes municipais, estaduais, públicas e privadas.
Os índices são sempre calculados em três etapas da educação básica:
Anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano);
Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano);
Ensino médio.
Veja vídeos sobre educação
Leitores On Line