Pedidos de seguro-desemprego sobem 27,5% no primeiro semestre de 2020 no RS


Segundo levantamento da FGTAS, 251.727 pessoas pediram o benefício nos seis primeiros meses, enquanto que 197.405 solicitaram no mesmo período em 2019. Carteira de trabalho de papel foi substituída pela digital, e atendimento no Sine passou a ser feito também pela web

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) registraram um aumento de 27,5% no número de pedidos de seguro-desemprego no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, no Rio Grande do Sul.
Nos primeiros seis meses de 2019, foram solicitados 197.405 benefícios. Já entre janeiro e junho deste ano o número de solicitações subiu para 251.727. A principal razão, segundo Rogério Grade, diretor-presidente da FGTAS, é a pandemia de coronavírus.
“A grande maioria das empresas desligou os trabalhadores e tivemos um acréscimo muito grande. Cerca de 54 mil [encaminhamentos] a mais”, observa.
Pedidos de seguro-desemprego no RS
Embora nos três primeiros meses a variação tenha sido ligeiramente estável, nos meses seguintes houve um crescimento na quantidade de pedidos de seguro-desemprego. Em maio, foram 76,4% a mais do que o mesmo mês do ano anterior, um recorde, de acordo com o diretor, desde que o levantamento começou a ser feito, em 2013.
“Tínhamos uma perspectiva boa para o ano. A quantidade de vagas ofertadas tinha subido. O ano começou com uma média diária de 2 mil vagas. Com a pandemia, diminuiu para entre 400 e 600”, observa Grade.
Outra mudança foi no modo de requisitar o benefício. A troca da carteira de trabalho em papel para a versão digital, além das regras de distanciamento social, obrigou os beneficiários a procurarem o auxílio pela internet.
Porém, a transformação não é apenas tecnológica, de acordo com Grade, mas cultural, e muitas pessoas tiveram dificuldade em regularizar seus pedidos no auge do isolamento, em abril e maio.
“Muitos não estavam conseguindo encaminhar, com problemas no RH da empresa ou em seu nome. Quando reabrimos, houve uma grande procura”, afirma.
O FGTAS/Sine tem 153 agências físicas no estado. No entanto, a recomendação é que, quem precisar ir presencialmente a uma delas, deve agendar o atendimento previamente.
Os demais podem acessar pelo site oficial ou pelo telefone 158.

COM AGÊNCIAS

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line