Pará tem 2º pior Ideb para ensino médio e não atinge meta desde 2009


Dados do MEC apontam o Pará atrás somente do Amapá no ranking nacional do ensino médio. Estado consegue superar meta nos anos iniciais do ensino fundamental. Escola Ulisses Guimarães, em Belém.
Tarso Sarraf / O Liberal
O Pará registrou 3,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 do ensino médio, sendo que meta era de 4,4. No ranking nacional, o estado fica na 26ª posição, atrás somente do Amapá, que teve Ideb de 3,4 e cuja meta era de 4,5.
Segundo os dados divulgados nesta terça (15) pelo Ministério da Educação (MEC), o Pará não atinge a meta do ensino médio desde 2009, mas teve crescimento em relação a 2017.
O índice considera a aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Em todo o País, o ensino médio não atinge nível esperado de qualidade desde 2013. No ensino fundamental, o Brasil atingiu as metas nas séries iniciais, mas falhou nos anos finais.
Nos anos iniciais do ensino médio, todas as metas foram alcançadas desde 2009. O índice em 2019 foi de 4,9 e a meta era 4,7.
Já nos anos finais, a meta não é atingida desde 2007. Este ano, a etapa atingiu Ideb 4,1 bem distante da meta de 5,1.
Ideb no Pará para ensino médio
Nesta avaliação do ano de 2019, o Ideb do Pará para ensino médio apenas com escolas da rede estadual de ensino foi de 3,2 enquanto que a meta era 4,2. O ideal não é alcançado há dez anos, quando a rede estadual registrou Ideb 3,0 e meta era de 2,7.
Já o ensino médio na rede privada não atinge a meta desde 2011. No Ideb 2019, o índice registrado é de 5,9 e a meta era de 6,4.
O que é Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Foi criado em 2005 pelo MEC, que o divulga, desde então, a cada dois anos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o Ideb de cada escola, município e estado. Além de calcular as médias, o órgão detalha o desempenho das redes municipais, estaduais, públicas e privadas.
Os índices são sempre calculados em três etapas da educação básica:
anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano);
anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano);
ensino médio.
Como o Ideb é calculado?
O Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores:
índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar;
notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.
O que os alunos de ensino médio sabem de matemática e português?
Analisando as médias nacionais do Saeb (um dos componentes do Ideb), conclui-se que o Brasil está nos seguintes patamares de conhecimento:
Matemática: os alunos são capazes de resolver operações básicas, reconhecer proporções, associar uma tabela a um gráfico e fazer progressões aritméticas. Não conseguem, em geral, determinar probabilidade, calcular porcentagem, resolver uma expressão algébrica ou analisar formas geométricas.
Português: os estudantes têm habilidade para reconhecer uma opinião explícita em um artigo ou um tema de uma crônica, interpretar tirinhas e inferir o sentido de uma palavra em uma música. Apresentam dificuldade em identificar argumentos nos textos, reconhecer relações de causa e consequência, compreender ironia ou humor e detectar a informação principal em reportagens.
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