Palestra online discute a construção de relações sustentáveis com oceanos e tartarugas marinhas

O projeto Ecoando Sustentabilidade promove, nesta quarta-feira, 15 de julho, a live Como construir relações sustentáveis com os oceanos e as tartarugas marinhas?, com o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Robson Santos. A atividade tem início às 19h e será transmitida pelo canal do Ecoando Sustentabilidade no Youtube.

Robson trabalha principalmente com biologia de tartarugas marinhas e o estudo dos impactos antrópicos sobre os ecossistemas marinhos. Entre os pontos que serão debatidos, está a poluição dos oceanos por resíduos plásticos, que tem ganhado proporções gigantescas, comprometendo a vida marinha como nunca antes em nossa história. Entre as vítimas desse ecocídio, estão as tartarugas. Estudos recentes revelam que mais da metade das tartarugas marinhas do mundo já ingeriu plástico e outros detritos produzidos por humanos, e boa parte delas morre em função do comprometimento de sua saúde pela ingestão desses contaminantes. 

Apesar de todas estas evidências de consequências perversas desses poluentes nos ambientes naturais, nunca se produziu tanto plástico sem haver um aumento da nossa capacidade de eliminar essa fonte de degradação ambiental. Com a pandemia, máscaras e luvas começam a ser observadas pelas ruas e nos ambientes naturais de todo o mundo, adicionando ainda mais preocupação em um cenário que já era catastrófico. Estima-se que de 4 a 12 milhões de toneladas de plástico são despejadas em nossos oceanos anualmente.

O Ecoando Sustentabilidade é uma ação dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia, Oceanografia, Geografia e Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.