Ônibus devem voltar a circular na próxima semana na região metropolitana

Os veículos do transporte coletivo devem voltar a circular na próxima semana na região metropolitana de Florianópolis. A suspensão é válida por 14 dias desde 20 de julho. Se nada mudar até lá, em relação ao decreto do Governo de Santa Catarina, a previsão é que os coletivos voltem a rodar nos primeiros dias da próxima semana, início de agosto. As empresas chegaram a tentar uma medida judicial para o retorno da operação, o que não foi aceito pela Justiça.

As medidas de suspensão do transporte se deram em virtude da região metropolitana estar em risco gravíssimo de transmissão de coronavírus (covid-19), além de ocupação acima do esperado nos leitos dos hospitais da região. Desde a suspensão, as empresas do transporte coletivo ainda não chegaram a suspender contratos de trabalho, mas muitos trabalhadores estão com medo dessa situação novamente.

Os trabalhadores do sistema chegaram a fazer um protesto, na semana passada, pedindo a volta da operação para que fossem mantidas vagas de emprego. Uma das empresas da região metropolitana já chegou a fazer demissões, no mês passado, o que provocou uma paralisação das operações.

A nova suspensão do transporte foi feita por medida do governador Carlos Moisés (PSL). Antes disso, ele ser criticado por não atuar contra o aumento no número de casos e alta na ocupação hospitalar.