O Assunto #286: Contabilidade criativa – o governo vai usar?


Para viabilizar seu novo programa social, o Renda Cidadã, o governo propôs usar recursos do Fundeb e a moratória de precatórios. A ‘contabilidade criativa’ apresentada pegou mal e o mercado financeiro vê risco de ‘calote’. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
A utilização de recursos do Fundeb e a moratória de precatórios são as mais recentes opções apresentadas para bancar um novo projeto de programa social. A proposta, apresentada pelo líder do governo no Congresso, pegou mal: a Bolsa despencou, e o dólar subiu. Tudo isso porque o mercado financeiro e os economistas entendem que essa manobra traz de volta termos como “calote” e “pedalada fiscal”. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o economista Felipe Salto, diretor executivo da Instituição Fiscal Independente, que explica o que é “contabilidade criativa” e por que a solução apresentada vai contra a responsabilidade fiscal. Ele ainda analisa as dificuldades e os possíveis caminhos para manter o Orçamento dentro do teto. Participa também o repórter do jornal Valor Econômico Fabio Graner, que acompanha desde o início a saga de Bolsonaro por um Bolsa Família para chamar de seu. Fabio relata os bastidores da formulação da proposta.
O que você precisa saber:
Relator diz que Renda Cidadã vai ser financiado com recursos do Fundeb e dos precatórios
Bovespa cai 1,15% com preocupação interna sobre risco fiscal
Usar verba de precatórios para financiar novo programa social é inconstitucional, diz OAB
Fundeb: tirar dinheiro da educação básica para financiar o Renda Cidadã é ‘inconcebível’ e ‘contraditório’, dizem entidades
Relator diz que usar verba de precatórios para financiar o Renda Cidadã não é calote
Secretário do Tesouro diz que governo estuda ‘outras fontes’ para financiar Renda Cidadã
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line