O Assunto #282: Covid transmitida pelo ar – dúvidas e evidências


Partículas suspensas no ar, os aerossóis, podem ser uma terceira via de contágio do novo coronavírus. A OMS já reconheceu a hipótese, mas o Centro de Controle de Doenças dos EUA recuou. O que se sabe a respeito? Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Contato com superfícies contaminadas e, principalmente, gotículas expelidas por pessoas infectadas são as duas formas mais estabelecidas de contágio pelo novo coronavírus. Há ainda indicativos, menos consensuais, de que se pega a doença também por meio dos aerossóis, partículas que ficam suspensas no ar. Desde julho, essa terceira via é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Agora, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos se manifestou na mesma linha, mas pouco depois retirou o alerta de seu site, para espanto dos pesquisadores. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Jorge Pontual, correspondente da Globo em Nova York, para entender o vaivém do CDC e recordar confrontos recentes do governo Trump com seus cientistas. A outra convidada é a infectologista Rosana Ritchmann, do Instituto Emílio Ribas. Ela descreve os diferentes modos de contaminação e o grau de risco de cada um. Explica quais são as consequências, para o protocolo sanitário, de aceitar formalmente a existência da transmissão pelo ar. E lembra o que devemos fazer, a título de proteção, enquanto não temos todas as respostas.
O que você precisa saber:
OMS reconhece surgimento de evidências sobre transmissão da Covid-19 pelo ar
Alerta sobre a transmissão da Covid pelo ar é importante para hospitais e transporte, diz cientista brasileiro que assinou a carta
Covid-19: com risco de contágio, poderemos usar ar-condicionado no verão?
Mundo tem recorde de novos casos de Covid em uma semana, e mortes registram queda, diz OMS
Coronavírus: o que significa o alerta da OMS sobre transmissão aérea da Covid-19?
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line