Nuvem de gafanhotos é vista a 90km da fronteira com o Rio Grande do Sul

Nuvem de gafanhotos é vista a 90km da fronteira com o Rio Grande do SulA nuvem de gafanhotos estava a quase 90km da fronteira com o Brasil nesta quinta-feira (23). A cidade gaúcha mais próxima dos insetos é Barra do Quaraí. Esse é o ponto mais próximo do Brasil que  insetos já chegaram.

Na quinta, técnicos do Senasa- Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina aplicaram inseticidas por via terrestre na cidade de Federacion.

Especialistas estimam que cerca de 40 milhões de gafanhotos devoram o equivalente a alimentação de 2 mil vacas em um dia. A nuvem que ameaça chegar ao Brasil é 10 vezes maior, ou seja, tem potencial para devorar o que 20 mil vacas comeriam por dia.

De acordo com pesquisadores, a única maneira capaz de combater um ataque de gafanhotos é através da aplicação de inseticidas.

O plano de combate aos insetos pode contar até com cerca de 400 aviões para aplicar o agrotóxico contra a nuvem. Cerca de 70 aeronaves, usadas para aplicação de inseticidas, já estão prontas para uso.

Com Agências