‘Nunca tinha acontecido uma coisa assim’, diz morador que flagrou onça-parda na área urbana, em Foz do Iguaçu; VÍDEO


Segundo a bióloga, aparições assim não são comuns, e não havia registro como esse nos últimos dois anos; imagem mostra animal andando na calçada, na madrugada desta terça-feira (15). Morador flagra onça-parda passeando pela Vila A, em Foz do Iguaçu
O morador Wilson Khiara se surpreendeu ao ver um felino passeando, parecido com uma onça-parda, em uma imagem da câmera de monitoramento da casa dele, na Vila A, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O flagrante ocorreu na madrugada desta terça-feira (15). Veja o vídeo acima.
“Nunca tinha acontecido uma coisa assim aqui. A gente só ficou sabendo porque nosso vizinho tinha comentado sobre ter visto alguma coisa diferente pela rua, um animal, aí fomos ver na nossa câmera. Na imagem mostra melhor a onça. Pessoal ficou com medo”, contou.
Segundo a bióloga e coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, o animal parece ser uma onça-parda jovem. Esse tipo de felino não era visto na área urbana nos últimos anos.
“No Refúgio Biológico da Itaipu tem algumas onças que circulam, mas na Vila A, nos últimos dois anos, nós não temos nenhum registro. Às vezes o animal pode acabar saindo da mata e indo para o meio urbano, mas não é frequente”, explicou Yara.
Após registros de vídeo e pegadas, especialistas suspeitam de duas onças circulando, em Cascavel
Conforme o morador, a imagem está sendo o assunto no grupo de Whatsapp dos vizinhos do bairro, que usam para se comunicar sobre segurança.
“Estamos falando para o pessoal tomar mais cuidado, porque pode ser que a onça volte, apesar do animal passar de madrugada, horário que não tem quase ninguém na rua, já que tem hábito noturno. Uma bióloga do grupo disse que não precisa ficar com tanto medo, porque o animal tem mais medo da gente, mas é importante ficar de olho nas crianças e animais de estimação.”
O animal foi flagrado andando pela Vila A, nesta terça-feira (15), em Foz do Iguaçu
Câmera de monitoramento/Divulgação
Onças nas cidades
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), em agosto, pelo menos quatro onças foram vistas em três cidades do Paraná, por isso, foi divulgado um alerta para os moradores do estado.
O instituto ressaltou que esse tipo de aparição será cada vez mais comum, pois as cidades não param de crescer e acabam invadindo a área de mata.
A orientação do IAT é de que ao ver um animal predador, como a onça, a pessoa se esconda em algum lugar seguro e avise uma das forças de segurança. Os órgãos responsáveis tomarão as devidas providências para devolver o animal para o habitat dele.
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.
Leitores On Line