Número de eleitores cresce 7,61% em Chapecó no Oeste de SC

A chapecoense Letícia Benedet, de 18 anos, é uma das quase 11 mil pessoas que irão votar pela primeira vez nas eleições 2020, em Chapecó no Oeste do estado. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de eleitores, na capital do Oeste, aumentou 7,61% em relação à última eleição. O total de votantes passou de 140.526 para 151.220, em 2020.

Chapecó tem o quinto maior eleitorado do estado – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/ND

“Estou empolgada com a oportunidade de votar pela primeira vez. Exercer o voto é um direito e um dever de todo cidadão e também uma garantia para podermos cobrar uma boa gestão pública de quem for eleito”, avalia Letícia. 

O município está sob as jurisdições da 35ª e 94ª Zonas Eleitorais e conta com 48 locais de votação. O maior colégio eleitoral é a Unochapecó com 12.714 eleitores.

Também fazem parte da 35ª Zona Eleitoral os município de Cordilheira Alto e Guatambu, enquanto a 94ª abrange, além de Chapecó, os municípios de Paial e Coronel Freitas. Juntos os quatro municípios somam cerca de 15 mil eleitores. 

Cuidados na pandemia

De acordo com o chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, Jean de Oliveira, em decorrência da pandemia da Covid-19 as eleições terão um cuidado maior. Um equipe trabalhará para garantir todos os cuidados sanitários. Os eleitores terão que higienizar as mãos antes e depois de usar a urna.

“O equipamento não pode ser constantemente limpo com álcool para não danificar o sistema ou afetar alguma placa, mas todos os cuidados serão tomados”, explica Oliveira.