Neblina encobre céu de Brasília; previsão é de chuva em áreas isoladas nesta quinta-feira


Inmet prevê mudança no tempo neste fim de semana. Temperatura deve voltar a subir a partir de sexta-feira (25). Torre de TV fica encoberta pela neblina na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro.
TV Globo/Reprodução
O céu no Distrito Federal amanheceu encoberto pela neblina em diversas regiões, nesta quinta-feira (24). O fenômeno ocorre quando há a combinação entre temperaturas mais baixas e um elevado índice de umidade do ar.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições do tempo devem mudar a partir de sexta-feira (25), quando há previsão de mais calor e queda da umidade.
Confira previsão do tempo em Brasília
No centro da capital, a Torre de TV ficou parcialmente encoberta (veja na foto acima). Apesar da condição, no Aeroporto de Brasília, as aeronaves operam normalmente desde a madrugada. A Inframerica – concessionária que administra o terminal – informou que não houve impacto nos pousos e decolagens.
Primavera 2020: nova estação, marcada por chuva e calor, muda paisagens no DF
Após quase 4 meses de estiagem, chuva causa alagamentos, acidentes e espuma em pistas
O meteorologista do Inmet Olívio Bahia, explica que a neblina se forma “quando há acúmulo de umidade”. “É comum, no inicio da manhã, é como se tivesse uma nuvem, que se condensa mais próxima ao solo”, explica.
Neblina no Plano Piloto, na altura do Lago Paranoá
TV Globo/Reprodução
De acordo com o especialista, a capital deve entrar em um período de sete a 10 dias sem chuvas a partir de sexta-feira.
“Setembro ainda é um mês seco. A umidade pode baixar para menos de 30% no fim de semana”.
O meteorologista lembra que as chuvas mais contínuas e em maior volume ocorrem apenas a partir da segunda quinzena de outubro.
Chuva concentrada
As estações meteorológicas do Inmet registraram que, apenas nesta semana, diversas regiões do DF concentraram mais da metade da chuva prevista para todo o mês de setembro. A média histórica para o período é de 46 milímetros (mm). No Gama, o volume ultrapassou a média e chegou a 49,2 mm.
Veja os índices medidos nas outras subestações da capital:
Gama: 49,2 mm
Água Emendadas: 35,2 mm
Brasília: 29,8 mm
Brazlândia: 23,8 mm
Paranoá: 20 mm
Previsão do tempo
Inmet prevê chuva no DF nesta quinta-feira (24)
Para esta quinta-feira (24), a temperatura mínima registrada pelo Inmet no DF foi de 17,3 ºC, na região do Paranoá. No período da tarde, os termômetros podem marcar até 27ºC. A umidade vai variar entre 95% a 40%. A chuva pode ocorrer em qualquer horário do dia.
Já na sexta-feira, o calor pode chegar a 30ºC, com umidade mínima de 25%. O sábado será ainda mais quente, com máxima prevista de 33ºC e umidade mínima de 20%. Sem chance de chuva.
VÍDEOS: veja os destaques do G1 em 1 Minuto no DF
a
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line