Mutirão de limpeza em praias recolhe cerca de 2 toneladas de lixo no primeiro dia de ação em Arraial do Cabo, no RJ


Ação começou nesta terça-feira (15) na Praia Grande em celebração a Semana Internacional de Limpeza de Mares e Rios e vai percorrer outros pontos da cidade até o domingo (20). Mutirão recolhe 2 toneladas de lixo da Praia Grande, em Arraial do Cabo, no RJ
Um grupo de voluntários começou nesta terça-feira (15) um mutirão de limpeza de trilhas e praias de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Só na parte da manhã, o grupo recolheu cerca de 2 toneladas de lixo na Praia Grande.
Chamada de “Arraial Sem Lixo”, a ação é realizada por moradores durante a Semana Internacional de Limpeza de Mares e Rios.
Mutirão de limpeza em praias de Arraial do Cabo começou nesta terça-feira (15)
Divulgação/Arraial Sem Lixo
A campanha internacional foi criada em 2017 pela ONU Meio Ambiente com o objetivo de reduzir o impacto da poluição nos oceanos e incentivar a luta contra os plásticos descartáveis, que ameaçam a saúde dos oceanos, da vida marinha e dos próprios seres humanos.
“Nós já fazíamos a ação pelo menos três vezes por ano, mas não tinha esse nome. Agora colocamos ‘Arraial Sem Lixo’. A gente faz sem fins lucrativos e sem interesses políticos. É porque a gente ama a cidade mesmo”, disse o voluntário e um dos organizadores, Marco Correia.
Voluntários recolhem cerca de 2 toneladas de lixo em ação de limpeza na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no RJ
Divulgação/Arraial Sem Lixo
O mutirão conta com a participação de moradores, empresários e da Prefeitura.
As equipes vão percorrer diversos pontos da cidade e farão a coleta de lixo em trilhas, areia da praia e também no mar, com o apoio de mergulhadores.
Na tarde desta terça, o mutirão vai seguir para a trilha da Calha.
“Na trilha a quantidade de lixo é menor. Na Praia Grande, tiramos dois tratores cheios, quase duas toneladas. Nas trilhas, a gente geralmente pega na base de 100 a 200 quilos”, disse Marco.
Depois da coleta, os resíduos recicláveis serão separados e levados para a reciclagem e o restante do material será levado por uma empresa que faz gestão de resíduos para um aterro sanitário em São Pedro da Aldeia.
Voluntários fazem mutirão para limpar praias de Arraial do Cabo, no RJ
Divulgação
Confira o cronograma
Terça-feira, 15 de setembro
7h às 12h – Praia Grande
15h30 às 18h – Trilha da Calha
Quarta-feira, 16 de setembro
7h às 12h – Praia do Pontal
15h30 às 18h – Trilha da Graçainha
Quinta-feira, 17 de setembro
8h às 15h – Marina dos Pescadores
Sexta-feira, 18 de setembro
8h às 15h – Marina dos Pescadores
Sábado, 19 de setembro
9h às 16h – Mergulho embarcado
Domingo, 20 de setembro
9h às 16h – Mergulho embarcado
Leitores On Line